segunda-feira, 6 de maio de 2013

Saúde


Dengue
                                                                                        por CRISTIANE RIBAS

            È a enfermidade causada pelo vírus da dengue, que inclui quatro tipos imunológicos.
            A dengue tem como hospedeiro vertebrado o homem e os outros primatas, mas somente o homem apresenta manifestações clínicas da infecção. O período de viremia ( presença do vírus vivo no sangue circulante de um ser vivo. ) é de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas a viremia é baixa e de curta duração.
            A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopitctus, pois o macho se alimenta apenas da seiva das plantas. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus depois de oito a doze dias de incubação. O mosquito tem hábitos diurnos ( de dia ) e voa baixo, picando geralmente as pernas.
            Quando uma pessoa é infectada por um dos quatro sorotipos virais, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectado.
            Se voltar a ter dengue, dessa vez um dos outros três tipos de vírus, há uma probabilidade maior que a doença seja mais grave que a anterior, mas não é obrigatório que aconteça.
            A classificação 1,2,3 ou 4 não tem qualquer relação com a gravidade da doença, diz respeito à ordem de descoberta dos vírus. Cerca de 90% dos casos de dengue hemorrágica ocorrem em pessoas anteriormente infectadas por um dos quatro tipos de vírus.
            Portanto se já teve dengue uma vez, é importante que você procure um médico e lhe informe esta situação.
            Sintomas: febre ( nem sempre é alta ), mal-estar, pouco ou nenhum apetite, dor de cabeça, dores musculares e nos olhos.
            No caso da hemorrágica, após a febre baixar pode provocar sangramentos no nariz, gengiva, hemorragias internas e coagulação intravascular.
            A síndrome do choque hemorrágico da dengue ocorre quando pessoas imunes a um sorotipo devido a infecção passada já resolvida são infectadas por outro sorotipo.
            Diagnóstico- É feito clinicamente por meio de exames laboratoriais ( contagem de plaquetas ), também pode ser feita a contagem de petéquias ( placas vermelhas na pele ). " Amarra-se um garrote no braço ou perna e após 5 minutos surgirem mais de 20 petéquias é considerado positivo para dengue."
            Tratamento - É aconselhável procurar um médico. Ele pedirá os exames para a constatação da doença e acompanhamento da hidratação ( muitas vezes a pessoa tem que tomar soro ).
            Ficar em repouso e beber bastante líquidos ( sucos, água e chás sem cafeína ), evitando café, refrigerantes e leite ( que irritam o estômago ).
            È importante evitar auto medicação porque pode ser perigosa, já que a prescrição médica desaconselha usar remédios à base de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não-esteróides ( AINEs ), normalmente usados para febre, porque eles facilitam a hemorragia.
            Os medicamentos mais usados no caso de dengue são: paracetamol por propriedades analgésicas e antitérmicas. É importante que a dosagem seja prescrita pelo médico. O uso indiscriminado desse medicamento, agride o fígado. Analgésicos à base de dipirona devem ser evitados em pessoas com pressão baixa, pois podem diminuir a pressão e causar manchas na pele.
            Prevenção: Combater o inseto ( vetor ).
            Deve-se evitar o acúmulo de água em possíveis locais de desova dos mosquitos ( vasos, calhas, caixas d'água, geladeiras ( algumas ), pneus, algumas plantas, embalagens, etc. Quanto à prevenção individual da doença, aconselha-se o uso de janelas teladas e o uso de repelentes.
OBSERVAÇÃO: Os ovos podem ficar até um ano no tempo e após serem inundados, eclodem. Por isso, temos que estar sempre vigiando possíveis depósitos de água.
            Ainda não há vacinas comercialmente disponíveis para a dengue, mas a comunidade científica internacional e a brasileira estão trabalhando firme neste propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.