segunda-feira, 6 de maio de 2013

JARDIM DA PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS


     
 
 
 
 



      O centro da cidade que tem a Praça dos Ferroviários, mais  jardim central denominado Dona Rosa Vieira, com a Estação Ferroviária (onde está o Centro Cultural Aristides Dorigo ) é um dos lugares mais visitados pelos turistas, que gostam de tirar fotos com o Trenzinho, que é o lugar mais visitado. Há também preferências pela Gigantona (a girafa ao lado do Painel que também é muito fotografado).
     A réplica da antiga máquina TREM DE FERRO da época da Estrada de Ferro Leopoldina, que tem tudo a ver com a história da nossa cidade e também por ser mais cobiçada pelos menores é a que mais aparece nos álbuns de lembrança dos recreienses e dos visitantes. Por isso, trazer esses lugares com mais cuidados se faz necessário.
     O serviço de higiene e de limpeza do jardim e da estação é feito diariamente, contando pra isso com funcionário exclusivo.
     Por essa grande contribuição ao nossos turismo é necessário voltar ainda mais a atenção para o centro .  O painel histórico que mostra a construção da estrada de ferro e a réplica do trenzinho estão precisando de uma revitalização assim como o Painel Luminoso de uma empresa comercial que não está mais funcionando e que poderia ser adquirido pela Administração para ser usado, para informar sobre o tempo e com mensagens úteis e até mesmo de publicidade com participação de todo o comércio e demais interessados . 
     É bom lembrar aqui que há um projeto de uma nova PRAÇA , com design bem moderno, o que à primeira vista vai tirar todo o aspecto pitoresco e todo aquele charme histórico. Seria muito bom que existisse um outro projeto, com design voltado para o nosso passado histórico, mas sem tirar todo o conforto e aconchego que os tempos modernos proporcionam, mas deixando transparecer a sua vocação bucólica e romântica que o nosso jardim e pracinha vem perdendo com o tempo. É muito importante o questionamento dessa nova praça , cujo projeto deveria ser revisto para não sufocar a simplicidade que todo aquele espaço telúrico pede.
     E os reparos no trenzinho , no Painel Histórico devem ser feitos o mais rápido possível, pois a cada dia aparece uma nova avaria, devido ao material usado em suas confecções.
     Ficam aí os comentários e desde já fica também aqui a oferta desse espaço pra você, leitor, também opinar.
     Veja napágina 4, desta edição, comentário e fotos do projeto da nova praça dos Ferroviários.
Marco A. W. Freitas
Mais fotos e comentários em http://portalrecreiominas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.