OJR,M 617 : FEV,2014,DIA 21 - P 2

EDITORIAL
2014 SERÁ TUDO IGUAL OUTRA VEZ?
 Ano Novo chegou .
 Com ele, mesmo que a gente não queira, sempre aparecem as mensagens de motivações por dias melhores e até um espírito de que os sonhos poderão tornar-se realidades , começa a nos rodear. Daí a gente põe fé de que, neste ano novo, as reivindicações abordadas em nosso editoriais alcancem sucesso. Uma delas, o direito do cidadão de acesso à informação. Que o Prefeito e o Presidente de Câmara concretizem, se é que já iniciaram esse trabalho, a infra estrutura necessária para que atendam,em nosso município, a tão esperada Lei de Acesso à Informação. Esta Lei ( 12.527/2011, de 18 de novembro de 2011 )dispõe sobre os procedimentos (Art. 1º ) da aplicação da Lei,  subordinando (parágrafo único) os órgãos públicos integrantes da administração direta dos poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas , e Judiciário e do Ministério Público.
 Já estamos no segundo ano da nova gestão pública e em janeiro, a Câmara passou a contar com nova Mesa Diretora.
 O Art. 3o estabelece que "os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação" com as seguintes diretrizes:
I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;
II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;
III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;
IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;
V - desenvolvimento do controle social da administração pública.
 O Art. 6º determina que "cabe aos órgãos e entidades do poder público, assegurar a gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação".
 Infelizmente, a infra estrutura ( INTERNET , Art. 8º  E SALA ESPECIAL PARA ATENDIMENTO PÚBLICO COM TODOS OS DADOS , Art.9º ) ainda não foi criada, estando em funcionamento apenas o site oficial da Prefeitura Municipal www.recreio.mg.gov.br  que mesmo assim ficou ate setembro/2013 fora do ar e quando retornou, no dia 26 de setembro/2013 , apareceu com todas as publicações anteriores deletadas. O site divulga de forma bem fácil de localizar as obras do Governo Municipal e dá outras informações sobre turismo, eventos e publica periodicamente as leis, decretos, portarias, licitações, processos seletivos , receitas e despesas mensais mas ainda falta infra estrutura mais adequada à Lei de Acesso à Informação que já era pra estar funcionando em Recreio, desde maio de 2012, na gestão anterior (GOVERNO 2009/2012 ) . Aos pouco vai aparecendo a tão sonhada transparência, mesmo a passo de tartaruga.
Quanto ao Legislativo, pelo menos, até a presente data, o QUADRO DE AVISOS da Câmara Municipal ainda apresenta o resumo das pautas das reuniões , de forma bem lacônica e incompleta. Para exemplificar, a última Pauta da Sessão realizada em 19.dez.2012 exposta no QUADRO apresenta :
1 - Proposta de Emenda da Lei Orgânica Municipal nº 001/13 ( 2º turno ) -Autoria : Executivo.
Nosso comentário: NÃO ESPECIFICA QUAL É A EMENDA.
2 - Projeto de Lei nº 1.038/13 sobre doação de terreno-Autoria : Executivo.
Nosso comentário: NÃO INFORMA O LOCAL DO TERRENO, COM SUA MEDIDA E NEM QUEM RECEBEU A DOAÇÃO.
3 - Projeto de Lei nº 1309/13 que trata do Programa de Educação por Tempo Integral-Autoria: Executivo.
Nosso comentário :  NÃO APRESENTA MAIS NENHUMA INFORMAÇÃO , NEM A DATA E LOCAIS ONDE SERÁ APLICADO.
4 - Indicação nº 38/13-Autoria dos vereadores Valma e Paulo Henrique.
Nosso Comentário: QUE INDICAÇÃO É ESSA? A QUE E A QUEM SE REFERE?
5 - INDICAÇÃO Nº 52/13 - Autoria do vereador Jovane.
Nosso Comentário: NOVAMENTE UMA INDICAÇÃO SEM ESPECIFICAÇÃO E ASSIM NÃO SE FICA SABENDO A QUE E A QUEM SE REFERE.
6 - Eleição da Mesa Diretora para o ano de 2014.
Nosso comentário: NÃO HÁ NENHUMA INFORMAÇÃO COMO SERÁ FEITA A ESCOLHA.
 Ficam aí nossos comentários e mais uma vez o apelo pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação.   
                                                                   Marco A. W. Freitas-diretor de OJR,M

POR QUE MUDAR NOMES DE RUAS E PRAÇAS ?
 
 




Você sabe onde fica a Rua do Pindura Saia, em Recreio,Minas? Se você for cinquentenário e morou na cidade, provavelmente saberá que me refiro a rua Gonçalves Neto, a Rua do Social. E a Rua Querosene, que também era conhecida como Rua das Comadres ou Zona de Baixo Meretrício? Pois é , nomes assim até que justificam mudanças em suas denominações. Mas o que você faria se de repente ficasse sabendo que vereadores e prefeito decidiram de uma hora pra outra mudar o nome de sua rua, retirando o nome de um parente ou amigo e impondo, de repente , um outro nome? Eu acho que a reação , no mínimo será de constrangimento. Acredito que tanto para os familiares do antigo nome como para os do nome novo.

Isso tem acontecido em nosso município, todo ano. Recentemente a Rua Leopoldina teve o nome trocado para Rua Ernesto Pizzagmilio e a rua Cornélio Vale passou a ser denominada oficialmente como rua Herondina Campos Ferreira. Não que os homenageados não mereçam, mas também acreditamos que a familia Cornélio Vale tambem merecia a consideração como aqueles que gostavam do nome Leopoldina.

E o caso da Praça do Cruzeiro, denominação oficial de Largo Santo Antônio, também conhecida por Praça do Botafogo, esquina da rua CornélioVale, desculpe, agora rua Herondina Campos Ferreira, que depois de sofrer o corte, ao meio se transformou em duas praças, de um lado Praça Antônio Ferreira e do outro lado Praça Santo Antônio e que agora, em maio, provavelmente terá um novo nome Praça Antônio José Gouveia, homenageando o grande craque Zezé do Fluminense. Não que o Zezé não mereça... Ele merece até um Museu pelo astro que foi e que ainda revive em nossa memória e nos registros o seu grande talento do jogador de futebol que foi... Mas , não querendo fazer trocadilho com o Santo casamenteiro, ou com o seu homônimo Antônio, nome da outra praça, de que adianta tirar a roupa de um mendigo pra vestir um outro, como se diz no provérbio popular não se deve despir um santo pra vestir outro.

Lembro-me da confusão que deu quando falou-se na mudança do nome da rua Conceição.Tudo ficou resolvido quando ficou-se sabendo que a rua Prefeitio Geraldo Damasceno referia-se a rua do Clube Colina.

O problema é que os nossos vereadores e prefeito não obedecem a certos princípios legais que parte da consulta pública pra mudança de nomes de ruas e praças. Mas lembro-me de uma vez que houve uma consulta popular e o nome da rua Major Cristiano Guimarães não pôde virar rua Arcelino Oliveira Simão. Falar nisso, ainda está em tempo de homenagear o violinista Arcelino, dando seu nome a uma rua projetada ou que tenha algum nome identificado com número ou letra.

Uma curiosidade, você sabia que o nome oficial do Bairro dos Machados, que também é conhecido por Mandioca ( muitos não gostam desse nome ) é bairro Nossa Senhora de Fátima e que o Bairro Planalto, ou Caxias, popularmente assim conhecido e confundido, tem o nome oficial de Santa Terezinha?

Fica aí mais um assunto polêmico e que você pode também dar seu comentário, enviando para a nossa redação ou usando um dos endereços indicados em nosso expediente, na página 3 desta edição de OJR,M.
Até a próxima.
A de Antônio


HOMENAGEM AO GRANDE CRAQUE ZEZÉ, DO FLUMINENSE

Dia 31 de maio de 2014, sábado, Recreio,Minas Gerais estará prestando uma homenagem ao seu "filho" ZEZÉ. A praça do botafogo, passará a chamar, ANTONIO JOSÉ GOUVÊA(ZEZÉ). Os organizadores estão colocando a venda camisas para comemorar o evento.

Será realizada uma partida de futebol: AMIGOS DO ZEZÉ NO FLUMINENSE X SELEÇÃO DE RECREIO.

A informação é de Helso Luiz Lima de Bem , por e-mail, para o OJR,M

Visite o blog ZEZÉ , da Radiante Recreio em http://craquezeze.blogspot.com.br



Eventos em Ano Radiante 2014
A importância das grandes árvores

   Você sabia que as árvores grandes e antigas têm um papel importantíssimo para ajudar a regular a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera?

Até agora, os pesquisadores achavam que só as jovens florestas capturavam carbono, enquanto as mais antigas apenas armazenavam. Mas umartigo publicadona revista Nature, prestigiada publicação do meio acadêmico, demonstrou que as florestas primárias, mais antigas, também capturam esse carbono.

Além de serem ricas em biodiversidade e fornecerem serviços essenciais para o ecossistema, as florestas armazenam aproximadamente 300 bilhões de toneladas de carbono – cerca de 30 vezes o montante anual de emissões causadas pela queima de combustíveis fosseis. O problema é que, quando elas são degradadas ou destruídas, o carbono é liberado na atmosfera. Para piorar, grande parte do desmatamento ocorre em florestas primárias, que contêm essas árvores mais antigas.

Daí a importância de lutar para acabar com o desmatamento. O Greenpeace já está em campanha pelo Desmatamento Zero. Você também pode nos ajudar!

Assine e compartilhe a petição pela lei do Desmatamento Zero. Vamos impedir a destruição de nossas florestas.

Abraços,
Danicley de Aguiar ( Coordenador da campanha Amazônia - Greenpeace Brasil )
NOTA DA REDAÇÃO : Participe em http://www.anoradiante.com.br/site/?p=414 ou no site do Greenpeace http://www.ligadasflorestas.org.br/


                                Árvores pedem SOCORRO...

Além de receber a pichação de praxe : cal na maior parte do caule, poda em período não adequado , a sua prisão entre as pedras faz ainda mais alarmante o descaso que o Poder Público tem com nossas árvores de praça. Mas mesmo assim a força da Natureza se faz sentir com a visível vontade que a árvore "prisioneira" tem de se ver livre de seu "cativeiro". Em que este círculo de pedras acrescenta à beleza da paisagem? Qual a utilidade da pintura de cal e dessas pedras, impedindo que a planta mostre sua natural beleza? Tendo que lutar contra a toxina da tinta e ter que forçar o natural crescimento de suas raízes e tronco, resta menos proteína para que a árvore exerça o seu papel de despoluição. O descaso pelas praças e essa "pichação" e "enjaulamento" de árvores já se tornou um vício, única palavra que "justifica" a desenfreada sede de se mostrar desnecessário e desperdiçar trabalho e dinheiro. Evitando esses gastos e o tempo , os funcionários da prefeitura não perderiam seus empregos, pois estariam assim conservando ruas e praças , mantendo limpas também as ruas periféricas e dos bairros, e não apenas as ruas e praças do centro da cidade. E deixariam de lado a pichação de cal que faz mal a saúde, não só das plantas mas também do ser humano. (Marco A. W. F.)
 

 

PREMIADOS EM ANO RADIANTE,a revista            
(edição de Lançamento)
 
 

Vicente (São Paulo) é um dos ganhadores do 1º Sorteio de Prêmios de ANO RADIANTE,a revista . Ele ganhou o KIT MAHAIS – uma camisa e o CD ALFORRIA. Mais informações em http : //www.anoradiante.com.br/site/?p=392 , na internet.

 


Premiados no 1º SORTEIO DA REVISTA ANO RADIANTE,realizado em 18.09.2013:
Josimar R. (Recreio,MG) = Cd e boné BALANGANDÃ

José E. M. F. (Recreio,MG) = Cd LU E TCHELO

Vicente O. E. (Osasco-SP) = Cd e Camisa MAHAIS

Margarida M. S. (Cataguases,MG) = Cd MARIA CHRISTINA

Isabela ( Recreio,MG) = Cd ANIBAL W. FREITAS

Moacir B. (Recreio,MG) = Cd CROMBIE

Iris B. S. S. (Nova Marabá,PA) = Cd LUISIO FERRARO

Yara L. G. (Recreio,MG) = Cd ERICK MONTEIRO

Mardele C. (Recreio,MG) = Cd FONOSIX

Lany O. L. (Recreio,MG) = DVD MARCINHO, DJ DI-MENOR e DJ REVERSO.

João B. C. ( Recreio,MG) = Cd MAGUJAN

Gil F. (Recreio,MG) = Cd OPINIÃO PÚBLICA

Joaquina B. S.(Recreio,MG) = Cd REIJOW

ATENÇÃO: Ao adquirir a próxima edição até 30.jan.2014 de ANO RADIANTE,a revista, exija o seu cupom pra concorrer a mais cds, dvds, boné e camisa .
PRÊMIOS DO 2º SORTEIO
01-CD promocional Adriano & Gabriel,PIRA PIRIGUETE (5 músicas); 02-CD promocional Andréa Montezuma,FACES DO AMOR( QUINZE MINUTOS); 03 - CD Anibal W. Freitas, LUA NUA ( 15 músicas ) ; 04 - CD Balangandã,MEDO, DESEJO E PRAZER ( + BONÉ) ; 05 - CD Cris de Lyra, QUAL É O SEU NOME ( 11 músicas ) ; 06 - CD DEEPZONE feat Aia, DEEP INTO YOUR BRAIN ( música única ); 07 - CD Evailo, START WITH YOU ( música única ); 08 - CD Glad, POR INTEIRO E O QUASE TUDO ( 12 músicas ) ; 09 - CD Mahais, Alforria ( + CAMISA ) ; 10 - CD Mt 7, HUMILDADE SEMPRE ( 13 músicas ) ; 11 - CD amostra grátis Raquel Koehler, PILHAGEM ( 4 faixas + faixa multimídia ); 12 - CD Ricardo Aquino, A OPÇÃO FOI SUA ( 13 músicas ) ; 13 - CD Lu e Tchelo, VEM QUE EU TE EXPLICO ( 12 músicas ); 14 - CD Saibe, POSSO IR ALÉM ( 12 músicas ) .
 

 

Continua PÁGINA 3 de O JORNAL DE RECREIO,Minas nº 617 de 21.fev.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.