OJR,M Março 2014 P 1

   O JORNAL DE RECREIO,Minas
       ANO XLVI-31 de Março 2014 - Recreio,MG- página 1 -

          



Uma PAINEIRA é derrubada em Recreio no dia 2 (março/2014) e fica a dúvida: havia motivo e consequentemente autorização para o corte? De que órgão partiu a autorização e a vistoria pra justificar a derrubada? Ou foi apenas uma autorização para poda? Sem o CODEMA ficou difícil a resposta na hora... (Veja na página 2)

CODEMA FOI CRIADO
MAS NÃO É ATUANTE NO MUNICÍPIO

Todo município brasileiro tem que ter o "seu" Codema para atuar diretamente na gestão ambiental do município, que tem entre outras atribuições acompanhar e propor políticas de defesa do meio ambiente. Ele, o CODEMA é citado diversas vezes nas leis orgânicas do município e do estado e também no Código de Posturas do município como parceira de diversos procedimentos bem como os de fiscalizadora que envolva o meio ambiente.


CONSELHEIROS DO CODEMA JÁ FORAM DESIGNADOS

O DECRETO Nº 43, de primeiro de NOVEMBRO de 2013 designou os MEMBROS TITULARES E SUPLENTES do CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL DE RECREIO,MG -CODEMA - com base no Art. 81 (inciso VI), da Lei Orgânica Municipal e considerando as normas já estabelecidas pelo Código de Posturas do Município, estabelecido pela Lei Municipal nº 1270/2009.

De acordo com o decreto , ficam designados os Membros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental, na seguinte ordem:

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Bruna da Silva Tavares, suplente: Carlos Alberto Xavier de Oliveira;

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde: Elizete Maria Rosa, suplente: Marly Espindola Brandão;

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano: Édson Guimarães Ferreira - Vice Presidente, suplente : Juarez Soares de Araujo;

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável: Luiz Otávio Guilherme Silva - Presidente , suplente: José Carlos Rodrigues de Araújo;

Representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE: João Alcides Campos Ferreira, suplente: Lúcia Fialho Miranda;

Representantes do Sindicato Rural: Izábio Correa do Bem e Simone Borges Rios, suplentes: Gilson Marchito e Natanael Siqueira;

Representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Igor Silva Ribeiro, suplente: Maria de Fátima Costa Malta;

Representantes da Contabilidade: Thaiana de Oliveira Santos, suplente: Marcione Silva Santos;

Representantes da Emater: Rodrigo Modesto Junqueira, suplente: Lídia Trescate;

Representantes da Câmara Municipal de Recreio: Geovana Rodrigues Neto Quintão, suplente: Claudenyr Cordeiro da Rocha;

Representantes do Instituto Nacional de Florestas-IEF: Felipe Eugenio Parizzi, suplente: Denilson Batista da Silva;

Representantes da Polícia Militar do Meio Ambiente: Paulo Henrique Lima Carpinetti, suplente: Frederico Chaves de Oliveira;
CODEMA EXISTE DESDE 1997
Criado em 1997, no primeiro ano de governo, no primeiro mandato do Dr. Ônio Miranda, o CODEMA foi anunciado com muito entusiasmo e chegou-se até divulgar que seriam realizados diversos projetos como programas de reflorestamento junto com os ruralistas e recuperação das nascentes, bem como instalação dos parques ambientais, chegando a se falar em levantamento topográfico da Serra da Pedra Bonita para área de preservação ambiental.
Desde a sua criação, passando por quatro mandatos ( 16 anos) até hoje o CODEMA não tem a infra estrutura necessária para realizar o seu verdadeiro papel que é de incluir os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e a recuperação dos danos ambientais.

No ano passado o CODEMA mais uma vez foi formado e não houve ampla divulgação do fato e não se tem notícias de suas reuniões com periodicidade regular; e se houve reuniões os encontros não foram abertos à participação dos demais membros da comunidade como deveriam ter sido realizados.


A prefeitura deve dar condições para o funcionamento do CODEMA e por isso tem que instalar o órgão ambiental municipal, que deve ter capacidade técnica suficiente para apoiar, inclusive em âmbito administrativo, o funcionamento do conselho.

Outra importante observação, conforme cita o site direitoambiental.adv.br é que cabe ainda ao Executivo municipal pôr em prática as decisões do conselho para que este se torne instrumento efetivo de promoção da qualidade ambiental no município.

O site frisa que a tendência atual demonstra a transferência das competências sobre o Licenciamento Ambiental para os municípios com Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) devidamente constituído.

Em nosso município o CODEMA existe por lei e tem os seus conselheiros mas não vem exercendo a sua função como devia. Não é atuante. Não tem nenhuma participação direta nos acontecimetnos relacionados a qualquer interferência no Meio Ambiente.

Por não funcionar na cidade, até mesmo a Prefeitura quando quer realizar qualquer obra que necessite de interferência no meio ambiente, o poder executivo se serve de outro expediente e não há nenhuma participação do CODEMA, como aconteceu com a derrubada de 10 árvores , no distrito de Angaturama , para ampliação de seu único campo de futebol. A Prefeitura contou com aprovação da Superintendência Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata "SUPRAM" para fazer o corte.

Por não ter sua função ativa e por não ter nem escritório pra atendimento a público, diversos "ataques" vem sendo feito ao meio ambiente como, por exemplo, cortes de árvores , retiradas de terras de barrancos, perfuração de poços artesianos, aterros indevidos, construção de casas em áreas de charco, bem como construções próximas do ribeirão e outros crimes ambientais como mortes de gambás e ouriços cacheiros.



Prefeitura realiza obra no campo de Angaturama e derruba árvores com autorização da SUPRAM

Em Angaturama 10 árvores são derrubadas para ampliação de campo de futebol em troca de 20 novas árvores que deverão ser plantadas próximo ao local.

O time de futebol Angaturama agora terá um novo campo para a disputa de suas partidas, o local está recebendo novas dimensões, com o acréscimo de aproximadamente de 20 metros na linha de fundo.
Para realizar a obra, a Adminsitração Pública solicitou autorização à Superintendência Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata "SUPRAM", pois no local foi necessário cortar 10 árvores: 6 goiabeiras, pau-d’alho, limão cravo e duas leguminosas de espécie não identificada, conforme está no documento de autorização do SEMAD - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Muriaé) , Processo de nº 05040000967/13, com vistoria no dia 10 de dezembro e emitido no dia 13 de dezembro, do ano passado.
Na autorização a SUPRAM especificou que "por falta de alternativa técnica locacional para a ampliação do único campo de futebol do distrito (...), somos de parecer favorável a realização do corte (...). Como compensação aos cortes deverão ser plantados outros 20 indivíduos arbóreos na lateral do campo".
A melhoria no campo do Angaturama está contando com apoio da comunidade que vai realizar uma grande festa para a inauguração do novo campo. A informação é da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Recreio.

MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE,NA PÁGINA 2: CORTE DE PAINEIRA EM RECREIO,MG


Agentes de epidemiologia recebem capacitação para uso de novo produto de combate à dengue

Os agentes municipais de epidemiologia de Recreio receberam a capacitação para uso do novo produto a ser utilizado para combater a dengue: o Novaluron. O produto promete combater as larvas do mosquito transmissor, além de contribuir para a má formação e esterilidade nos insetos adultos caso consigam eclodir, impossibilitando o mosquito de transmitir a doença.

Durante o treinamento, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Ana Luísa Simões, e a coordenadora da equipe dos agentes, Alessandra Campos, abordaram como é feito o controle da dengue, as operações rotineiras, as visitas domiciliares realizadas por profissionais de saúde que realizam um trabalho educativo junto à população para o combate à dengue e como será realizado o trabalho de tratamento focal com o Novaluron.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, "o novo larvicida será um grande aliado na luta contra a dengue, porque ele é mais eficaz, fácil de aplicar e tem uma boa durabilidade. Porém, é importante frisar que o trabalho educativo, buscando a conscientização da população quanto aos riscos da doença é sempre necessário e o uso do Novaluron deverá ser feito apenas naqueles locais onde haja uma grande quantidade de focos do Aedes Aegypti." ( Informação da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Recreio).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                     Voltei, Aqui é o Meu Lugar
FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA REINAUGURAM DEPÓSITO PROIBIDO DE LIXO


Isto acontecia no governo anterior e volta a repetir...

Na rua Francisco Portela, no passeio, ao lado da casa Nº 102 , atendendo a pedido dos moradores, foi colocado um AVISO da Prefeitura Municipal, proibindo usar o local pra depósito de lixo. O interessante é que o próprios funcionários da Prefeitura, responsáveis pela limpeza (varredura) da rua, colocam ali o saco com todo o lixo retirado da rua, e bem debaixo da placa (que foi colocada também por funcionário da Prefeitura) onde está escrito o aviso : PROIBIDO COLOCAR LIXO NESTE LOCAL.

E como se não bastasse isso, pela manhã quando passa o caminhão de lixo, fazendo a coleta das sacolas de lixo, o que é feito pela Prefeitura Municipal também, não recolhem a sacola colocada pelos funcionários da Prefeitura que varreram a rua, DEIXANDO-A ali , mas levam as outras sacolas penduradas na árvore, ao lado da placa, e outras sacolas que agora voltaram a ser colocadas ali, como seguindo o exemplo deixado pelos próprios garis . Os moradores próximos ao local, continuam deixando suas sacolas e caixas de lixo doméstico na frente de suas casas, pois o lugar onde é proibido colocar o lixo é usado por pessoas de outras ruas próximas ou de uma minoria que reside naquela rua. Acontece que somente uns dias depois é que passa um caminhão de lixo pra fazer a coleta desse lixo "especial" (?) .E a limpeza da rua, que é fetia semanalmente, continua deixando pra trás o local proibido, com as sacolas que não são recolhidas pelo caminhão diário. E isto era comum também no Governo Municipal Anterior. E volta a repetir de novo no atual governo fazendo renascer aquele provérbio popular que diz que os mosquitos mudam mas a M... é a mesma. ( W de Wanda, in VOLTEI, AQUI É O MEU LUGAR, no blog RADIANTE RECREIO )
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

POÇAS D'ÁGUA NA PAULINO FERREIRA NETO (Machados) CONTINUA INCOMODANDO
Morador da Rua Paulino Ferreira Neto, no bairro Nossa Senhora de Fátima ( o popular Machados) volta a reclamar junto ao órgão competente da Prefeitura , através de e-mail enviado ao OJR,M sobre as poças de água e o acúmulo de lama, em frente à casa nº 167. "Por falta de bueiro deste lado da rua, toda a água fruto de lavagem de carro, calçadas, etc. se acumulam em frente a minha casa, deixando tudo cheio de barro, inviabilizando a passagem, assim como criando poças de água que podem virar criadouro de mosquito". Reenviamos o e-mail para os órgãos do Poder Público que provavelmente darão atenção ao fato.


Saúde

Depressão e Ansiedade 
Cristiane Ribas
 
 
Depressão - É um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias, apatia, diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente e de se concentrar, alterações do sono, alterações no apetite, redução social, ideação suicida e prejuízo funcional. Se diferencia da tristeza, por se tratar de uma condição duradoura. A depressão é uma doença e precisa de tratamento.

As causas da depressão são inúmeras. Sabe-se hoje que a depressão é associada a um desequilíbrio de certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos tem a função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias.

Ansiedade- pode se manifestar em três níveis: neuroendócrino, visceral e de consciência. O nível neuroendócrino diz respeito aos efeitos da adrenalina e outros hormônios. No plano visceral é devido ao descontrole do sistema nervoso autônomo. Os sintomas são inquietação, palpitações, sudorese, pressão no peito, náuseas, vômitos, diarréia, tensão muscular e mal estar respiratório. Há muitos tratamentos, desde técnicas de relaxamento como Yoga e acupuntura, como o uso de medicamentos.

Em ambos os casos, é necessário a ajuda de um especialista, que irá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Não faça uso de medicação por conta própria.


Continua na página 2 - edição de OJR,M de Março de 2014 PÁGINA 2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.