domingo, 19 de agosto de 2012

SAÚDE - OJR,M,julho/2012 p 2

por Cristiane Ribas

HEPATITE

                                        1ª parte


         É uma inflamação do fígado, mais comumente causada por vírus, quando então recebe o nome de hepatite viral - mas que também pode ser provocada por uso de alguns remédios, álcool e outras drogas e por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São cinco os principais tipos de hepatite viral: A, B, C,D e E. No Brasil, as quatro primeiras são as mais frequentes.

As hepatites virais podem ser separadas em dois grupos, de acordo com sua forma de transmissão. No primeiro, encontram-se as hepatites A e E, transmitidas de modo fecal-oral - por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

Esse mecanismo de infecção está relacionado às condições socioeconômicas, de saneamento básico e de higiene pessoal.

No segundo, o das hepatites B,C e D, a transmissão é sanguínea: por transfusão de sangue ou hemoderivados, hemodiálise e procedimentos cirúrgicos e odontológicos em que não se aplicam as normas de biossegurança: da mãe para o filho durante a gravidez e parto: pelo contato sexual: e por compartilhamento de material contaminado para uso de drogas, higiene pessoal ou aplicação de tatuagens e piercings.

Hepatite A - Também conhecida como hepatite infecciosa, é transmitida de pessoa para pessoa, por meio de água, alimentos e objetos contaminados pelo vírus ou por mãos mal lavadas e sujas de fezes. Quando surgem, os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e ollhos amarelados, urina escura e fezes claras, de 15 a 50 dias. O diagnóstico é por exame de sangue específico. A hepatite A, costuma ter evolução benigna, não deixando sequelas.Mais grave em adultos, pode causar insuficiência do fígado e ser fulminante - o que acontece em menos de 1% dos casos. A doença é totalmente curável quando se segue a recomendação médica.

A melhor forma de se evitar é melhorando as condições de higiene e saneamento básico: lavar as mãos: beber água tratada, higienizar alimentos que serão ingeridos crus ou cozinhar bem os alimentos, principalmente frutos do mar e carne de porco; lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras; não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, poças; evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios.

O SUS disponibiliza vacina específica contra o vírus causador da hepatite A, mas esta só é recomendada em situações especiais, como para pessoas com outras doenças crônicas no fígado ou que fizeram transplante de medula óssea. Aqueles que já tiveram hepatite A, apresentam imunidade para a doença mas não estão livres de contrair as outras hepatites virais.



Segue na próxima edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.