sábado, 31 de março de 2012

MUTIRÃO: CÓRREGO LIMPO, VIDA SEGURA

EDI PRADO


Esta é uma boa hora para dar início a uma campanha de proteção aos rios e córregos, com o apoio da prefeitura e de todos setores do município. E esta boa hora surge num momento de Pânico, angústia e desespero de toda a comunidade.

A princípio devemos definir a área de prioridade. A comissão organizadora do evento, que deve ser formada por representantes dos vários segmento da comunidade recreiense. Inclusive e principalmente o prefeito. Depois convocar a população para debater esta ação, as providências, material necessários, equipamentos, pá mecânicas, caçambas e outros apoios.

Depois de definida e criada a estratégia de ação, convidar os batuqueiros das escolas de samba, batedor de tambor, corneta, pratos, panelas e sair pela rua chamando as pessoas para participar do mutirão. Além de engraçado, vem quebrar a rotina da cidade e muita gente vem participar para entrar na farra e depois ter o que conversar na hora do jantar e nos botecos.
Fazer fotos. Registrar tudo e publicar, inclusive a foto do prefeito participando do mutirão e de outras pessoas ilustres da cidade. A cada mutirão seleciona uma personalidade para ser uma espécie de homenageado para encabeçar este trabalho de conscientização popular, mostrando as consequências do descaso.



Aproveitar as fotos e fazer um grande mural na estação ( Centro Cultural )onde as pessoas irão à exposição para se ver. Aí teremos outra atração revolucionária. Por que não Levar essas ideias ao prefeito, vereadores, médicos, padre, pastores, professores, comerciantes, estudantes, donas de casa, todo mundo. Criar as parcerias e torná-los cúmplices deste projeto louco, porém decente e saudável. Quem tem prestígio e credibilidade neste município poderia dar o pontapé inicial para promover esta arruaça. O Marquinho Werneck tem sido um baluarte ecológico e uma grande parceiro enquanto imprensa de Recreio e isso precisa ser valorizado e reconhecido.

E já se pode encabeçar outra campanha dentro desta proposta. Criação de um lixão com todas as regras, que possibilite plantar, ou mesmo obter o gás orgânico, a exemplo do que está sendo realizado nos grandes centros do País. Desde já autorizo a publicar meu nome enquanto voluntário e quando for aí, me alio aos já existentes para prosseguir com este trabalho.

Esta ação deve envolver toda a cidade, associações de moradores, prefeitura com caminhões, maquinários e outros equipamentos necessários para este grande mutirão. E cada morador deve receber uma espécie de cartilha com orientações para evitar que esta secular prática de tudo jogar no rio, passe a ser um compromisso de todos para preservar o rio e evitar catástrofes. E fazer muita foto, todo mundo filmando, chamar a televisão, rádios anunciando para colocar Recreio na mídia mineira e até nacional, quem sabe?

E aproveitar para plantar árvores nas margens dos rios para conter a erosão. É isso aí. Por que não se faz este agito e ir pontuando ações para todos entrarem para a história de Recreio e ser uma referência mineira? “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.