terça-feira, 6 de março de 2012

SAÚDE

Poluição do Ar

 por Cristiane Ribas

Dizemos que o ar está poluído quando contém fumaça, gases, entre outras substâncias. Essas substâncias são chamadas de poluentes. Os poluentes modificam a composição do ar, prejudicando todos os seres vivos, pois todos dependem do ar para respirar.

Nas grandes cidades, a poluição do ar é muito grande em razão do tráfego intenso de veículos e da grande concentração de indústrias. A fumaça que sai das chaminés das indústrias e dos escapamentos dos veículos contém gases altamente tóxicos, como o monóxido de carbono e o dióxido sulfuroso.

O monóxido de carbono, quando respirado, impede a absorção de oxigênio, podendo causar desmaios e distúrbios respiratórios. O dióxido sulfuroso ataca as vias respiratórias e produz ardor nos olhos, além de destruir as plantas e a vida aquática.

Os efeitos da poluição são menores no verão e maiores no inverno.

No verão, o ar quente,menos denso, leva para o alto as partículas e impurezas. Já no inverno, o ar frio fica mais denso e não sobe, aumentando a concentração de poluentes nas camadas mais próximas da Terra.

Os principais poluentes lançados na atmosfera são: monóxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio, também conhecidos como óxidos de azoto e o chumbo.

Os graves efeitos do monóxido de carbono sobre os seres humanos são amplamente conhecidos. No processo respiração, o monóxido de carbono forma com a hemoglobina, uma ligação estável, que reduz a oxigenação do cérebro e das células, provocando, em pequenas concentrações, dores de cabeça e vertingens.

O dióxido de enxofre causa ou agrava os problemas respiratórios: asma, bronquite, pneumonia.

A elevação dos níveis de poluentes na atmosfera traz consigo uma série de problemas às pessoas, tais como irritação nos olhos e na garganta e problemas respiratórios, principalmente para as pessoas que já tem predisposição a eles, como os portadores de doenças crônicas do tipo asma e bronquite. (OJR,M 599-29.FEV.2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.