terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Saúde é o que interessa...

...o resto não tem pressa” diz sempre o Paulo Cintura, cômico da TV conhecido de todos nós. Uma grande verdade mas que infelizmente não faz parte do dia a dia na prestação de serviços e no interesse de muitos de nós. Em nossa cidade muita coisa que acontece de errado, no que diz respeito aos atendimentos neste setor, poderia ser evitado  se para isso fosse levado em conta como manter, de forma transparente, a informação sobre os horários , procedimentos e responsabilidade de cada um que presta o serviço. Gostaria de direcionar esse primeiro comentário para o setor público, Unidades Básicas de Saúde , Atendimentos de Emergência ( Pronto Socorro ) ... Ainda mais agora que uma Audiência Pública, realizada no dia 24.Nov.2011, às pressas ( como sempre acontece em Recreio,Minas ) vem a fazer parte dos comentários e , infelizmente, passados alguns dias nada foi informado , publicamente, de forma  direta o que ficou resolvido. Quando há a informação, só é usado um serviço de som volante ( carro de propaganda ) ou a Rádio Comunitária mas de forma bem resumida, cheirando mais a uma publicidade política ou de autopromoção, sem dar uma informação mais completa  . Até o site oficial do Poder Público ( que ainda não virou coqueluche na cidade como carro de som e rádio ) ou cartazes , raramente um jornal de outra cidade, e sempre o Diário Oficial do Município, editado pela Assessoria de  Comunicação Social da Prefeitura ( não chega a cem exemplares, feito ainda no computador e distribuído de forma interna) quando usados não conseguem dar a informação completa daquilo de maior interesse do público alvo – o cidadão , ficando as informações sempre a desejar.Não preciso dizer o óbvio, que existem outros meios , podendo incluir aqui o nosso OJR,M e a RADIANTE RECREIO -- na internet (por sinal sempre oferecidos de forma gratuita) que poderiam ser somados a essa gama de veículos de informação para ajudar na divulgação.

É muito difícil a gente entender quais são os verdadeiros papéis ( que serviços e recursos obrigatórios) que o Pronto Socorro (anexo ao Hospital), o antigo Posto de Saúde ( perto da ponte subida pro Hospital), a Secretaria de Saúde( anexo da Prefeitura Municipal ,ao lado da Epidemiologia) , o atendimento da Saúde Municipal ( no antigo prédio da Cia. Telefônica de Recreio ),a nova Unidade Básica de Saúde (perto do Parque de Exposição, inaugurado este ano) e as outras unidades básicas de saúde do município, bairros e distritos, bem como os demais órgãos como os instalados no Parque de Exposição, relacionados com a saúde ( aqui incluem os atendimentos aos maiores de 60 anos) têm que exercer para toda a clientela de nosso município. E o bicho pega mesmo é quando o cidadão tem que contar com os recursos e outros atendimentos fora do município ou fora da competência do Governo Municipal, quando fica ainda mais complicado entender todo o procedimento.

E  ainda há quem ache que essas informações têm que ser prestadas por um jornalista ou qualquer um outro comunicador  ou serviço de comunicação social no qual eu posso me incluir com meu jornal e sites . Essas informações são obrigações (desculpem a rima) dos setores envolvidos do Poder Público e que são responsáveis pela aplicação do sistema de saúde criado pelo Governo Legislativo e Executivo .  E para isso estamos aí dando a nossa parcela de contribuição, aguardando apenas que os responsáveis ( prefeito e demais envolvidos ) por todo esse processo de atendimento público aceitem a nossa colaboração gratuita e passem a fazer as divulgações necessárias .

Na próxima oportunidade, aqui no OJR,M , continuarei com o assunto e quem quiser que participe aqui comigo divulgando também seus pareceres, usando os meus endereços publicados no expediente , no rodapé, desta página.  ( Marco Antônio Werneck de Freitas ).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.