quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SAÚDE


Febre maculosa

Cristiane Ribas
 

         Também conhecida como febre do carrapato, é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida pela picada do carrapato Amblyomma cajennense.

          A doença recebe em outros países, o nome de " tifo do carrapato", " fiebre de Tobia " e " fiebre manchada ".

         Os carrapatos vetores no Brasil são conhecidos como: carrapato-amarelo-do-cão, carrapato-estrela, carrapato-de-cavalo ou rodoleiro.

         Os sinais e sintomas iniciais da doença incluem o início súbito de febre, dor de cabeça e dores musculares, seguidos pelo aparecimento de exantema ( erupção cutânea - na pele ).

         A doença pode ser difícil de diagnosticar nos estágios iniciais e sem tratamento rápido e apropriado, pode ser fatal.

         Recentes pesquisas comprovam que a febre maculosa também pode ser causada pelas fezes do piolho e seus principais sintomas são: estágio febril agudo e pele com vermelhidão. Em alguns casos a pele pode parecer uma lixa.

         Tratamento:

         A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos seja introduzido nos primeiros dois ou três dias. Logo nas primeiras doses o quadro começa a regredir e evoluir para a cura total.

         O atraso no diagnóstico e no início do tratamento pode provocar complicações graves. É importante informar ao médico que você teve contato com carrapatos.

         É muito importante remover o carrapato com a ajuda de uma pinça esterelizada, se seu abdomem se romper, o risco de contaminação é grande. O ideal mesmo é que esse procedimento seja feito em hospitais.

         Prevenção:

         Evite contato com carrapatos. Se, por acaso estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções:

1) Examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela febre maculosa só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele.

2) Use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos

3) Coloque a barra das calças dentro das meias e calce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.