Mais um trabalho de Mestrado fala sobre a
importância dos Ramais da Estrada de Ferro Leopoldina em tempos áureos da
ferrovia na região. Recreio também é focalizado.
Em atenção ao pedido de
nossa leitora Whitney Villas, registramos em nossa página o trabalho de Mestrado
de Camila
Campos Grossi Brasil ( e co-autores Angélica Moreira Costa e José
Alberto Barroso Castanon ) com o título de “O (IN) ESQUECIDO RAMAL DA LEOPOLDINA : JUIZ DE FORA – FURTADO CAMPOS”.
Camila
(FOTO ) é filha de Aristheu Brasil (in
memorian) e Magaly M. C. Grossi Brasil. Seu avô Alírio Brasil dos Reis
foi chefe de Estação Ferroviária e aposentou-se em Cantagalo.
O trabalho é rico em fotos da época,
históricos, incluindo crônicas e mapas referentes aos período de 1881 a 1974.
O ramal em foco foi formado
pela união de duas ferrovias ( Cia.
Estrada de Ferro Juiz de Fora à Piau
e a Cia. Estrada de Ferro Ramal do
Rio Novo). A primeira, constituída em 1881, foi em 1888 unida ao Ramal de Rio Novo. A Cia. E. F. Ramal de Rio Novo,
constituída em 1882 implantou o trecho entre Furtado de Campos e a cidade de Rio Novo. Em 1913, a Estrada
de Ferro Leopoldina tornou-se proprietária do ramal que ligava Juiz de Fora a cidade de Rio Novo.
O último trem de passageiros
que saiu da estação de Juiz de Fora
foi em 31 de janeiro 1972 e em 8 de setembro de 1974, o ramal foi
suprimido pela RFFSA.
“O Ramal da Leopoldina
encontra-se desativado e os trilhos
foram totalmente retirados”.
Camila Brasil é formada em Arquitetura e
Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora e faz Mestrado em Ambiente
Construído na mesma instituição.
A exposição de sua pesquisa
documental foi apresentada de 6 de julho até o dia 3 de agosto no Centro
Cultural de Goianá.
A exposição é o estágio
inicial de uma grande pesquisa em andamento sobre a Estrada de Ferro Leopoldina. A pesquisa visa estudas várias
cidades, inclusive Recreio, até chegar
a Porto Novo do Cunha, seu ponto de
partida.
O objetivo é resguardar
a memória do ramal e da Companhia
Leopoldina devido à sua importância para o desenvolvimento de nossa região.
( texto:MAWF-OJR,M)
Composição de vagões-hopper HAD
carregados de bauxita diante do que resta da estação ferroviária de Porto Novo
do Cunha (Além Paraíba, MG) em 25/mar/1995. O trem seguirá para Três Rios, RJ,
onde a carga passa para gôndolas de bitola larga. Há outra baldeação, desta vez
para gôndolas de bitola métrica. (Pedro Rezende, CO-97)
4º Festival da Poesia
de Recreio
(continuação de nº anterior OJR,M – Agosto/2012)
Realizado
com o 1º FESTIVALD A MÚSICA POPULAR DE
RECREIO, em 1971, o Festival da Poesia apresentou o seguinte resultado final:
1º lugar : Rua
ou avenida de Violante Maria
Fonseca; 2º lugar : Tributo a uma Vida Morta de Jorge Luiz Padilha Lopes; 3º lugar : Quero
de David Lacerda Germello; 4º lugar : Infiltração de Ruy Sérgio Lacerda Germello;5º lugar : Caminhante,
de David Lacerda Germello; 6º lugar
: Uma
Rosa...A única, de Dirce Rocha
da Silva; 7º lugar : Duas Palavras ao Mundo : Guerra e Paz,
de Wilson Berbari (Leopoldina,MG) ;
8º lugar: Perante o Mundo, de Ione
Peres; 9º lugar : Teorema, de Violante Maria Fonseca e 10º lugar : Quero Viver, de Ruy Sérgio Lacerda Germello. Melhor
intérprete : João Hermano (
Leopoldina,MG ),Troféu oferecido pela Prefeitura; 2º lugar, pelos promotores e
3º lugar troféu oferecido pelo O JORNAL
DE RECREIO.
No próximo continuo falando sobres
dos Festivais da década de 70 e, Recreio,Minas.
1ª PARTE AQUI OJR,M
Marco A. W. Freitas
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