domingo, 2 de setembro de 2012

RECREIO,MINAS E OS FESTIVAIS DE 70


Recreio de Boa Memória(*)
NO TEMPO DOS FESTIVAIS

 (FOTO 1) : David Lacerda Germello, Antônio Ferreira Germello, Anibal Werneck de Freitas, Armindo Torres, Jorge Luis Padilha, Violante Maria Fonseca, com os troféus conquistados no 1º FESTIVAL DE MÚSICA E NO FESTIVAL DE POESIA que foi realizado também na ocasião , nos degraus da Associação Comercial (Lions Clube ) onde foram realizados os Festivais em 1971 e 1972.  (FOTO:MAWF-OJR,M)

Em 1971 e 1972 eu participei da realização dos dois primeiros festivais da Música Popular de Recreio,Minas. Junto com o festival de música também era realizado o Festival de Poesia. A Festa superlotava o salão da Associação Comercial e além do Júri Oficial havia também o Júri Popular em que o público votava através de um cupom que recebia ao entrar no recinto. Pretendo falar um pouco destas festas aqui no Recreio de Boa Memória. Primeiro vamos ao resultado oficial dos 10 primeiros colocados, no Festival da Música de 1971:

            Em 1º lugar , a composição CONCLUINDO de  Antônio Armindo de Castro Tôrres (letra) e Anibal Werneck de Freitas (melodia), na interpretação de Anibal e Violante Maria Fonseca, que foi escolhida como a melhor intérprete da festa pelo Júri Oficial.

CLEMENTINA , música de Francisco Antônio Germello e Carlos Alexandre Mercadante, interpretada pelos dois veio em segundo lugar, sendo vitoriosa no Júri Popular. CLEMENTINA foi a música que mais mexeu com o público. Até Faixas e cartazes contribuíram para o delírio da plateia(FOTO 2).

SUBIU, SUBIU E SUMIU de Francisco Aristides Martins e Milton Gomes de Aquino ( FOTO 3) , na voz de Francisco Chiquinhão ficou em terceiro lugar.

            O 4º lugar foi para MULHER DO MEU SUBCONSCIENTE de Fernando Márcio Souza Teixeira , interpretada por Elyr de Castro Santos, com Conjunto Born To Be Wild, de Leopoldina.

            O 5º lugar foi a música MI RITMO de Elyr de Castro Santos com arranjos musicais da banda  BORN TO BE WILD.

No 6º lugar : VOU CAMINHANDO de Anibal Werneck de Freitas , interpretada pelo próprio( FOTO 4 ).

                Anibal e Antônio Armindo também conseguiram o 7° lugar com O QUE SERÁ DO EMBRIÃO? Mas interpretada por Francisco Aristides Martins, o Chiquinhão .

O 8º lugar ficou com o grupo Os Pacholas,   dos compositores do rock pesado PROSPECTO : Sebastião Silva Carvalho, Amaro Gonzales, José Antônio Galvão Duarte que também faziam parte da banda ( FOTO 5 ).

            DESEJOS veio em 9º lugar, uma canção de Joanes Silva Lessa, interpretada por  Violante Fonseca. Os arranjos musicais foram de  OS ÉPICOS e JOANES LESSA.

            E o 10º lugar ficou com REFLETINDO, letra de Antônio Armindo e música de Anibal Werneck, interpretada pelo Anibal.

            O blog EXARTEC  ( http://exartec.blogspot.com.br/2012/06/1-fempre-em-1971.html ) tem as letras de todas as 10 músicas classificadas.

            No próximo número continuarei falando sobre esta grande Festa.


FOTO:ARQUIVO-AWF

Anibal recebendo o troféu do 1º Lugar no 1º FEMPRE (FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR DE RECREIO,MINAS) em 1971, ao cantar com Violante a música Concluindo, com letra de Armindo Torres e música de Anibal. Os festivais de música em Recreio, aberto para todos, aconteceu em duas versões : 1971 e 1972 numa época em que os festivais de música eram realizados em todo o país mas com muitas dificuldades devido à época em que eram realizados: Ditadura Militar. Eu fui o coordenador e responsável principal tendo recebido apoio financeiro do Prefeito Municipal Antônio Correia de Bem e de meu pai Antônio Higino de Freitas que me ajudaram a pagar os prejuízos na época pois o Festival foi interditado pela Censura na época da Ditadura Militar de 64. Claro que se não fosse também os meus amigos na época, prefeito, presidentes de clubes e muitos outros (Nunca fiz nada sozinho e sem contar com o apoio de outros, se não as festas não alcançariam o sucesso que alcançavam) os festivais não seriam realizados. Agora meu irmão Anibal  postou em um de seus blogs o vídeo com a música do primeiro lugar. Em MAR DE MORROS ( http://morrosderecreio.blogspot.com.br/2012/01/concluindo-1-lugar-no-i-festival-da.html ). A gravação original desta música e de outras do festival foi feita pela Albina (filha da Lola,dos Correios) pra quem vamos agradecer sempre por este feito.
            A música Clementina, campeã do júri popular no Festival de 1971, em Recreio,Minas do Carlos Alexandre e do Chiquinho Germello também já está em vídeo, na web postado por Anibal em seu blog MAR DE MORROS


                                                          Marco Antônio W. de Freitas
2ª parte AQUI OJR,M

(*)Recreio de Boa Memória – projeto/programa criado por MAWF , na Campanha década de 1990 pela ARPC-Rádio Comunitária 106,5

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.