sábado, 31 de março de 2012

SAÚDE


ESTUDOS REVELAM IMPACTOS DA POLUIÇÃO SOBRE A SAÚDE

ROEDORES SUBMETIDOS AO AR POLUÍDO TEM RITMO CARDÍACO COMPROMETIDO



Danos no sistema cardiovascular e queda de fertilidade feminina. Esses dois itens vêm se juntar à extensa lista de impactos da poluição atmosférica sobre a saúde, como mostram duas pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo. A constatação foi feita em estudos com animais em contato com poluentes no Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina, no intuito de entender por que as taxas de mortalidade aumentam nos dias em que o ar da cidade está mais poluído.

Com complicações cardiovasculares no organismo de ratos foram observados pela equipe da bióloga Dolores Rivero, que examinou 85 animais após injetar em suas traquéias uma solução contendo partículas do poluente lançado pelo escapamento de veículos.

(...) Uma hora depois, a bióloga submeteu 47 desses ratos a exames de eletrocardiograma. Os resultados mostraram uma diminuição no ajuste da frequência cardíaca. Essa debilidade potencializa riscos de morte súbita, pois faz com que mudanças nas taxas de batimentos cardíacos deixem de ser controladas. No entanto, nenhum animal morreu durante o experimento.

Nos outros 38 mamíferos foram realizados exames morfológicos que verificam o estreitamento dos vasos pulmonares, alteração que faz com que o coração trabalhe com sobrecarga de pressão.

O estudo simulou em um prazo curto os prejuízos causados pela inalação diária e contínua do ar das metrópoles. " Ao lidar com animais de laboratório, ou seja, nunca sujeitos à poluição, trabalhamos com doses concentradas de material poluído", explica a pesquisadora. Assim, o estudo tentou desvendar os motivos do aumento de admissões hospitalares por problemas cardíacos nos dias em que a poluição está aumentada (...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.