quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lei de Acesso à Informação

Lei de Acesso à Informação: ALMG e Câmara
    já tem adequado atendimento ao cidadão


De acordo com o site da Assembleia Legislativa de Minas as solicitações baseadas na Lei de Acesso à Informação Pública devem ser apresentadas por meio do formulário disponível em Fale com a Assembleia. Ao solicitar uma informação, o cidadão pode receber o número de protocolo para acompanhar a tramitação do pedido. Para isso, basta fornecer o nome e forma de contato. O endereço na internet é


O CAC ( Centro de Atendimento ao Cidadão )  da ALMG fica na Rua Rodrigues Caldas, 30 – térreo, no Bairro Santo Agostinho e atende no  horário de  7,30 h às 20 horas. O telefone é o  (31) 2108-7800

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados informou à imprensa que para se adequar à Lei de Acesso à Informação, que garante a transparência de todas as ações públicas, a Câmara dos Deputados fez adaptações em seu atendimento eletrônico e presencial. Agora, além de oferecer informações por meio da central interativa (0800) e por e-mail, a Câmara montou um posto de atendimento presencial na entrada do Anexo I, que serve para tirar dúvidas e encaminhar o cidadão ao local indicado para obter os dados que deseja.
          A Câmara também criou uma página na internet sobre a Lei de Acesso à Informação
www2.camara.gov.br/transparencia/lei-de-acesso-a-informacao .

Entre outros dados, a página traz a íntegra do texto da nova lei, esclarecimentos sobre as formas de solicitar informações, bem como os canais e prazos de atendimento. Outro novo serviço do portal da Câmara é a possibilidade de o cidadão acompanhar as obras em andamento, com informações sobre os contratos e o percentual de execução. Foram ainda ampliadas as informações sobre contratos em geral, que passam a conter o objeto, a vigência, o valor do contrato e a razão social da empresa contratada.
         De acordo com o presidente Marco Maia (PT-RS), a Câmara já possui um portal transparente com muitas informações sobre o trabalho legislativo e sobre os gastos praticados pela Casa. Marco Maia disse que, a partir de agora, inicia-se um processo para que todas as informações estejam cada vez mais à disposição do cidadão. "Esta é uma lei que vem para ficar, que vai contribuir e muito para o fortalecimento da democracia no Brasil", afirmou.
          Em Recreio, o Legislativo e o Executivo ainda não se posicionou publicamente diante das exigências da Lei. Acessei o site da Prefeitura  www.recreio.mg.gov.br e não encontrei nenhuma referência com a Lei de Acesso à Informação.









A grande imprensa e a pequena estão divulgando a nova Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) .Os chefes dos poderes públicos tanto nos municípios  como nos estados não poderão mais achar que essa necessidade de transparência era coisa de jornalistas . É muito comum o cidadão encontrar poucas páginas de transparência dos atos do governo público nos murais obrigatórios nas salas de entrada do Legislativo e Executivo, como pode-se ver na foto do QUADRO DE NOTIFICAÇÕES da Câmara Municipal de Recreio,Minas. Agora, a "história" é outra com a nova Lei .

Marco de Freitas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.