segunda-feira, 6 de agosto de 2012

OJR,M edição Julho/2012 página 3


Recreio de Boa Memória (*)

O FESTIVO DIA 27 DE JUNHO

                                                                                     Por A de Antônio

Recreio,MG (Zona da Mata), 246 quilômetros quadrados, limites com Leopoldina, Laranjal, Palma, Pirapetinga e Estado do Rio de Janeiro, em 176 metros de altitude. Sua origem foi no atual distrito de Conceição da Boa Vista onde viveram os primitivos habitantes. A localidade, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista, passou a ser distrito de Mar de Espanha pela Lei Estadual nº 533 (10.Out.1851) e depois  foi transferido para o Município de Leopoldina em função da Lei nº 666, de 27 de abril de 1854. Aí sim considero o início de nossa história.

Diz registro histórico que entre 1870 e 1874 com a cessão de terras de fazendeiros do município foi construído o ramal ferroviário que contribuiu em muito para que a localidade prosperasse mais rapidamente que as outras da região. Sabe-se que o nome Recreio originou-se da Estação Ferroviária de Recreio que por sua vez recebeu tal denominação por ter sido construída dentro da Fazenda do Recreio e pelo fato de que por determinação do Capitão Inácio Ferreira Brito, proprietário daquelas terras deveria ser escrito, com destaque, na fachada do prédio da estação, a palavra RECREIO . A Fazenda do Recreio recebera esse nome por que ali paravam os tropeiros para descanso e recreação.

Pelo Decreto Estadual nº 123, de 27 DE JUNHO DE 1890, o governador João Pinheiro da Silva elevou Recreio à categoria de Distrito de Leopoldina. Na atual Administração Pública Municipal, talvez por uma necessidade caprichosa, foi sancionada uma lei para comemorar esta data todo dia 27 de junho, o que na minha opinião ,  e acredito na opinião de muitos outros , é desnecessária pois no caso comemora-se apenas uma aceitação de distrito de uma outra localidade e assim confunde com a verdadeira data que realmente fez surgir um município que é  a do dia 17 de dezembro de 1938 quando o governador Benedito Valadares Ribeiro, por força do decreto lei 148 transformou o  então distrito em Município de Recreio, com a participação dos distritos de Conceição da Boa Vista  e São Joaquim ( hoje Angaturama ), desmembrando-se do município de Leopoldina .

Aproveito para sugerir aos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo que renovem, revitalizem o que provavelmente já se perdeu nos anais da Prefeitura, a lei que criou a verdadeira data do aniversário do município, esta sim de grande significado histórico, social, e de reconhecimento, resgate de nossa principal memória que é o DIA PRIMEIRO DE JANEIRO, que vai lembrar-nos sempre do Dia Primeiro de Janeiro de l939 quando foi assinada a Ata da Criação do novo município.

     Mas questionamento a parte o que se tem a parabenizar é o calor, o entusiasmo, a vibração com que as escolas, outros órgãos, entidades e outros grupos representativos da nossa comunidade participam desta comemoração do dia 27 de junho com a passeata, culminando com o encontro apoteótico na praça central da cidade . Este ano o tema dos festejos foi a preservação do meio ambiente que foi muito bem apresentado.

Uma pena que muita gente deu todo esse seu entusiasmo achando que comemorava-se a data certa da criação do município e não apenas de que era uma data apenas da criação do distrito. E ainda não se pode esquecer que existe uma Lei, provavelmente também perdida nos anais da Prefeitura e da Câmara que determina que a Festa da Fundação do Município seja no último sábado de julho, data em que é realizada a grande festa da Exposição. Mas isso aí já é outro assunto.

Ainda bem que o título desta seção é Recreio de Boa Memória. Será? Pelo menos o nosso projeto tem esse objetivo...

(*) Recreio de Boa Memória – projeto/programa criado por MAWF , na Campanha década de 1990 pela ARPC-Rádio Comunitária 106,5.











Participe na internet do projeto RÁDIO FM 106,5 – NOSSA COMUNITÁRIA - http://106-5.webnode.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.