Nº 619 ABRIL/MAIO/2014 PÁG 04

Depois de caminhar 1070km empurrando uma cadeira de rodas, Zé do Pedal chega a Manaus


Ativista começou a caminhada do Caburaí ao Chuí às margens do Rio Uailã, primeiro rio brasileiro no extremo norte.




Caminhando até 52km por dia, enfrentando chuvas torrenciais e suportando temperaturas de até 40 graus na constante busca de um mundo mais justo e humano baseado na trilogia dos conceitos de igualdade, dignidade e respeito e tentando eliminar barreiras que dificultam à pessoa com deficiência a participarem ativamente da vida social, o ativista mineiro José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal), 56, membro do Lions Clube de Viçosa, chegou a Manaus - AM, em frente ao centenário Teatro Amazonas, depois de percorrer os primeiros 1.070km de seu projeto: “Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas” (Cruzada pela Acessibilidade). Uma caminhada, de 10.700km, empurrando uma cadeira de rodas.
Após ser recebido por amigos, membros do Lions Clube e pelo Deputado Estadual Chico Preto, Zé do Pedal fez um breve balanço da primeira etapa do projeto: “Estou muito feliz de haver chegado a Manaus dentro do cronograma estabelecido. Comecei, dia 10 de fevereiro, a caminhada, com uma cerimônia simples, que contou com a presença de alguns indígenas da Maloca Uiramutã, às margens do Rio Uailã, primeiro rio brasileiro no extremo norte e haver superado, com certa tranqulidade, os primeiros 10% da caminhada, deixando pra traz a parte mais difícil e complicada da caminhada que era cruzar pelo menos 60% da área Indígena Raposa Serra do Sol, em estradas de terra, e o pior, os mais de 700km que separam Boa Vista de Manaus no meio da maior floresta tropical do mundo e enfrentando altas temperaturas que me causou um principio de insolação”.
“Um dos principais objetivos da caminhada, entregar aos poderes público municipais projeto-lei de criação do Conselho Municipal dos direitos da pessoa com deficiência vem sendo cumprido à risca e foram entregues nos seguintes municípios: Uiramutã, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis e Presidente Figueiredo. Em Boa vista participei da reunião da Câmara Municipal e durante minha fala cobrei dos vereadores ações que levem às autoridades executivas daquela capital a destruição das barreiras arquitetônicas que estão espalhadas por toda a cidade. Em uma delas, o maior absurdo: ao final de uma faixa de pedestre existe um muro de quase meio metro de altura”. Finalizou Zé do Pedal, cujo projeto mostrará ao povo brasileiro um erro histórico: o Brasil não vai, como muitos aprenderam na escola, do Oiapoque ao Chui. Senão: Do Caburaí ao Chui. “Em algumas escolas que tenho visitado, os professores de geografia ainda ensinam errado às nossas crianças que os pontos extremos do Brasil, em se tratando de Norte e Sul, são Oiapoque e Chui. Até presidentes cometem o erro. Espero que meu projeto contribua um pouco nessa mudança de informação”. 
No decorrer da próxima semana o ativista espera poder usar a tribuna da Assembléia Legislativa do Amazonas e expor aos parlamentares do estado os objetivos da caminhada.
Daqui, Zé do Pedal segue até Belém em barco e depois segue sua jornada pelo litoral até Salvador.
Durante a caminhada, que terá um ano de duração e culminará em fevereiro de 2015, na cidade de Chuí, fronteira Sul do Brasil com Uruguai, serão dados 150 milhões de passos, serão distribuídas cartilhas, em formato digital, sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e, ao mesmo tempo, em parceria com os Lions Clubes do Brasil e ONGs realizar projetos e palestras em escolas nas comunidades visitadas visando atrair a atenção sobre um dos principais problemas que afetam às pessoas com necessidades especiais: as barreiras arquitetônicas.
De acordo com o ativista, o projeto, tem como objetivo precípuo entregar, nas Câmaras Legislativas dos Municípios a serem visitados, uma proposta de Projeto-Lei sobre Normas de Acessibilidade e outra para a criação de Conselhos Municipais dos Direitos da pessoa com Deficiência e o de conscientizar as pessoas, principalmente aquelas com poderes de decisão, a terem mais respeito com as pessoas deficientes (hoje em dia podem-se ver pessoas em cadeiras de rodas impossibilitadas de entrar em um banco ou setor publico, por falta de rampas de acesso ou de elevadores). E, projetar uma imagem diferente das pessoas com deficiências que não gere pena, senão Igualdade - Dignidade – Respeito, pois apenas eliminando as barreiras arquitetônicas e sociais que dificultam às pessoas deficientes a participarem ativamente em todos os aspectos da vida social teremos um mundo mais justo e mais humano.
(Contatos Zé do Pedal em Manaus: (092) 81093899 / (031) 86003001)
Contatos Zé do Pedal: 031-86003001
zedopedal@gmail.com
Dados da caminhada :
Projeto: “Extremas Fronteiras, Barreiras Extremas” - Cruzada pela Acessibilidade 
O que é: Uma caminhada, empurrando uma cadeira de rodas
Começo: 10 de Fevereiro de 2014 do município de Uiramutã, (RR)
Término: Março de 2015, no município de Chui (RS)
Distância percorrida: 1.070km.
Distância total a ser percorrida: 10.700km

Veja também em ANO RADIANTE 2014 : Zé do Pedal chega a Boa Vista – RR em sua caminhada de 10.700km unindo os extremos do Brasil neste link, em ANO RADIANTE e acompanhe a caminhada de Zé do Pedal :
----------------------------------------------------------------------------------------------
Curiosidades e Histórias do Futebol
                                                               por Ronaldo de Nazareth
               VEM CHEGANDO MAIS UMA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL.

Estamos a poucos dias do inicio de mais uma Copa de Mundo de Futebol, torneio este que teve sua primeira  edição em 1930 no Uruguai  onde os donos da casa sagram-se Campeões.
Se o Uruguai foi o primeiro Campeão Mundial, o Brasil tem além do privilégio de ser a única seleção que esteve presente em todas as copas realizadas até hoje;  ser a que mais títulos conquistou (cinco). Entre outras curiosidades podemos citar algumas abaixo:
Em 1958 em seu primeiro titulo Mundial de Futebol, o Brasil disputou a final contra os donos da casa (Suécia) e por serem os donos da casa, tiveram a preferência de jogarem com camisas amarelas e o Brasil de Camisa Azul....Placar final Brasil 5 x 2 Suécia, sendo dois Gols de Pelé, dois de Vavá e um de Zagallo.
Pelé na época com 17 anos, foi  eleito o craque da copa e o Brasil conquistava assim seu primeiro titulo mundial de futebol.Uma outra curiosidade desta copa foi com relação aos números das camisas, em virtude da CBD não ter enviado a relação numérica dos jogadores de nossa seleção a tempo para a FIFA, a entidade numerou nossa seleção por sua conta e nosso goleiro Gilmar ficou com  Nº 3 Garrinha com a 11 , Zagalo com a 7, Nilton Santos Nosso Lateral Esquerdo, ficou com a nº 12 e ele o Rei Pelé com a 10.
Aos supersticiosos de Plantão, temos  Boas coincidências  a nosso favor, a primeira é que foi na copa de 1970, que a FIFA determinou e foi implantado o uso dos cartões amarelos e Vermelhos, para facilitar a comunicação entre os juízes e os jogadores, e todos sabem fomos Tri-Campeão Mundial. A outra foi em 1994, quando a FIFA determinou que devesse constar nas camisas das seleções da copa o nome de cada jogador nas costas e conquistamos o TETRA.Em 2002 pela primeira vez a copa foi disputada em dois paizes: Coréa e Japão. Brasil  Penta.
Chegamos a 2014 e a copa está de volta ao Brasil, e com mais uma novidade da FIFA que nesta copa estará implantando  o chip nas bolas para tirar dúvidas em caso de a bola ter entrado ou não no gol.....BRASIL  HEXA?.....eu acredito em boas coincidências.

                                       seleção Campeã em 1958, nossa Primeira Conquista
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Alto Esporte é Campeão do FUTSAL 2013
 
ALTO ESPORTE
 
COHAB

A equipe do Alto Esporte é a Campeã da Cidade de Futsal 2014, realizado no poliesportivo Ônio Ribeiro Miranda, dia 25 de abril.
De acordo com o site da Prefeitura Municipal, organizadora do evento através de seu Conselho Municipal de Esportes, o Alto Esporte e Cohab duelaram um jogo digno de final de campeonato, o Alto abriu o marcador com o fixo Ninho e pouco depois sofreu o empate com um gol do jovem Paulinho, ficando a decisão do título para a segunda etapa. No segundo período, o Alto Esporte voltou a pular à frente do placar com um gol contra do ala Túlio e pouco depois Ninho fez mais um, dando tranquilidade para a experiente equipe do Alto. Mas, faltando pouco tempo para terminar a partida, a Cohab conseguiu converter um tiro livre direto com o pivô Baby e no último lance da partida, mais um tiro livre foi cobrado e o goleiro Maguinho fez uma bela defesa, garantindo o troféu para o Alto Esporte. 
O Alto Esporte sagrou-se campeão com a vitória por 3X2 e das mãos do Prefeito Ônio Fialho Miranda , o capitão Ninho recebeu o troféu de 2014. 
Os melhores do campeonato, de acordo com o site da Prefeitura:
Artilheiro: Edmilson (Canto da Fábrica) – 10 gols; Craque: Fuinho (Alto Esporte); Revelação: Paulinho (Cohab);  Melhor goleiro: Christian (Mandioca)
O Alto Esporte teve 6 jogos , com 5 vitórias  e 1 derrota; 26 gols a favor e 17 gols contra. 

HORÁRIOS DE ÔNIBUS DE RECREIO,MG PARA CIDADES DA REGIÃO E OUTROS ESTADOS HORÁRIOS PORTAL RECREIO MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.