OJR,M 618, MAR,2014 - P 4

Curiosidades E Histórias do Futebol
por Ronaldo de Nazareth

RENATO SÁ
Renato Sá, nascido na cidade de Tubarão-SC em 15 de junho de 1955.

Ficou famoso com a denominação de "O quebrador de Invencibilidades".Em Novembro de 1977, atuando pelo Avai de Santa Catarina em jogo contra a equipe do Grêmio de Porto Alegre, Renato Sá, começaria a escrever seu nome na História do Futebol Brasileiro.

O Grêmio estava invicto há 18 Jogos e Renato Sá marcou o primeiro gol e deu passe para o segundo....placar final Avaí 2 x 1 Grêmio(Fim da invencibilidade Gremista).

No dia seguinte Renato Sá Foi contratado pelo Grêmio e atuando pela sua nova equipe, Renato Sá iria fazer sua próxima vitima....

Em 20 de Julho de 1978,o Grêmio chegou ao Rio de Janeiro, para enfrentar a equipe do Botafogo, que estava invicta há 52 partidas(Recorde nacional) e em uma noite de pura infelicidade para o Glorioso, o Grêmio venceria a partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, pelo placar de 3 a 0 com dois Gols de Renato Sá (Caindo assim mais um Invicto aos pés de Renato Sá).

Assim como o Grêmio, o Botafogo não perdeu tempo e no ano seguinte, contratou o Jogador por empréstimo junto ao próprio Grêmio.

No dia 27/05/1979, um domingo, o Flamengo venceu o time do Madureira por 2 a 1 e igualou o recorde do Botafogo, 52 jogos invictos.No domingo seguinte o Flamengo enfrentaria o Botafogo e precisaria apenas do empate para estabelecer o novo recorde nacional.Alguns dirigentes do Botafogo na época sugeriram através da imprensa, que o Flamengo buscasse um time bem fraco e jogasse um amistoso no meio de semana, para lhe garantir o novo recorde..os dirigentes do Flamengo ironizaram a proposta, dizendo que iriam bater o recorde encima da equipe do Botafogo no Domingo seguinte 03/06/1979....

Domingo dia 03/06/1979, a torcida do Flamengo como de costume, compareceu em massa ao Maracanã, acreditando que seu time que contava com o talento de Zico e Jogadores como Junior, Andrade,Adílio e Claudio Adão, venceria com facilidade a equipe do Botafogo, mas no time do Botafogo tinha um jogador predestinado...Renato Sá.

Diante de um público de mais de 139 mil torcedores, aos 10 minutos do primeiro tempo, Renato Sá em jogada brilhante, chutou de pé esquerdo, da meia lua da área rubro-negra e a bola foi parar no canto esquerdo do goleiro Cantarelli.Um outro personagem faz parte desta história, trata-se do goleiro Borrachinha, na ocasião, o terceiro goleiro do Botafogo, que só atuou neste jogo em virtude das contusões do titular e do reserva.Com o Botafogo vencendo por 1 a 0, o Borrachinha fechou o gol em várias tentativas do ataque do Fla em empatar o jogo e assim estabelecer um novo recorde.Ao apito final do juiz do jogo...acabava ali mais uma invencibilidade histórica com gol dele........Renato Sá.


 








 
Renato Sá comemorando o Gol que quebrou a invencibilidade do Flamengo


Eventos em Ano Radiante 2014

Zé do Pedal caminha pelos extremos do Brasil em busca da acessibilidade
Zé do Pedal chega a Boa Vista – RR em sua caminhada de 10.700km unindo os extremos do Brasil
Depois de percorrer 325 quilômetros desde que começou sua jornada às margens do rio Ailã (primeiro rio brasileiro no extremo norte) no município de Uiramutã, caminhando uma media de 30km por dia e enfrentando temperaturas de até 39 graus, o ativista mineiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 56, membro do Lions Clube de Viçosa, e Vinicius Matsumoto voluntário em seu projeto, chegaram a Boa Vista onde foi recebido pelo Lions Clube Boa Vista Centro, completando assim os primeiros 3% da sua Cruzada Pela Acessibilidade, que o levará a percorrer 10.700km, empurrando uma cadeira de rodas, passando por 20 estados (Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), finalizando no município do Chuí, extremo sul do Brasil.


Depois de uma cerimônia simples que contou com a presença de alguns indígenas da Maloca Uiramutã, o ativista começou seu périplo dia 10 de fevereiro havendo cruzado praticamente toda Área Indígena Raposa Serra do Sol, cujos principais habitantes são os indígenas Wapixana, Taurepang, Ingarikó,

"Foi gratificante percorrer estes 325km. Apesar das altas temperaturas estou muito feliz com o desenlace do projeto. Em todas as comunidades indígenas que chegávamos éramos recebido com carinho pelos indígenas, bem como nas fazendas onde chegávamos, muitas vezes, já noite avançada e éramos recebidos com boa hospitalidade". Zé do Pedal comentou que o único problema encontrado ficou por conta do acostamento da BR-174, que em muitos pontos tem um degrau de mais de 10cm de altura, principal motivo dos constantes acidentes. "A pista de rolamento é estreita, e quando alguém comete alguma imprudência obrigando o automóvel que vem em direção oposta sair da pista de rolamento, com certeza o capotamento, muitas vezes com vítimas fatais, é inevitável. As margens da BR estão cheias de carcaças de carros acidentados, bem como uma quantidade imensa de lixo, principalmente latas de cervejas e refrigerantes".

O ativista foi homenageado pelo ex-governador do Lions, Raimundo Pantoja, com a medalha comemorativa aos 30 anos do Lions Clube Boa Vista Caçari, e pelo Presidente do Lions Clube Boa Vista Centro, CL Nivaldo Martins, com um troféu alusivo aos 45 anos do clube

Zé do Pedal permaneceu alguns dias na capital roraimense, onde participou de uma reunião da Câmara de Vereadores, e preparando para uma das partes mais complicadas do projeto: chegar a Manaus (750km) cruzando a reserva indígena Waimiri-Atroari onde é proibido parar. "fiz contato com o escritório das comunidades lá em Manaus e espero poder cruzar sem problemas a reserva. Espero que as autorizações que solicitei sejam emitidas antes de chegar à Vila Jundiá. Dando tudo certo, pretendo chegar a Manaus mais ou menos dia 25 de março, e comemorar os primeiros 10% da caminhada em frente ao Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, sendo a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha".

A caminhada terá um ano de duração e culminará em fevereiro de 2015, na cidade de Chuí, fronteira Sul do Brasil com Uruguai.


OBJETIVOS PRÁTICOS
Durante a caminhada, na qual serão dados 150 milhões de passos, serão distribuídas cartilhas, em formato digital, sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e, ao mesmo tempo, em parceria com os Lions Clubes do Brasil e ONGs realizar projetos e palestras em escolas nas comunidades visitadas visando atrair a atenção sobre um dos principais problemas que afetam às pessoas com necessidades especiais: as barreiras arquitetônicas.

De acordo com o ativista, o projeto, tem como objetivo precípuo entregar, nas Câmaras Legislativas dos Municípios a serem visitados, uma proposta de Projeto-Lei sobre Normas de Acessibilidade e outra para a criação de Conselhos Municipais dos Direitos da pessoa com Deficiência e o de conscientizar as pessoas, principalmente aquelas com poderes de decisão, a terem mais respeito com as pessoas deficientes (hoje em dia podem-se ver pessoas em cadeiras de rodas impossibilitadas de entrar em um banco ou setor publico, por falta de rampas de acesso ou de elevadores). E, projetar uma imagem diferente das pessoas com deficiências que não gere pena, senão Igualdade – Dignidade – Respeito, pois apenas eliminando as barreiras arquitetônicas e sociais que dificultam às pessoas deficientes a participarem ativamente em todos os aspectos da vida social teremos um mundo mais justo e mais humano.

O projeto buscará, ainda, estimular os municípios a promoverem programas de sensibilização sobre as condições das pessoas com deficiências e os seus direitos; conscientizar a população quanto ao respeito em relação às pessoas fisicamente incapacitadas; fomentar em todos os níveis do sistema educativo o respeito ao direito das pessoas com deficiência; incentivar a sociedade à reflexão sobre a realidade dos deficientes, contribuindo, assim, com a redução do estigma, da discriminação e da marginalização das pessoas com mobilidade condicionada e outras deficiências; sugerir normas técnicas, visando à eliminação de barreiras urbanísticas e arquitetônicas nos edifícios públicos e privados, equipamentos coletivos (banheiros, caixa automático, etc.) e via pública; angariar fundos visando a entregar, durante e após a caminhada, aos Lions Clubes, cadeiras de rodas, próteses, aparelhos ortopédicos, medicamentos, etc., e, chamar à atenção, ao longo dos 10.700km, sobre as barreiras físico-urbanas encontradas em nossas cidades e injustamente impostas aos deficientes.
Mais sobre Zé do Pedal em http://anoradiante.com/?p=230

Recreio curte as emoções de um novo Campeonato : FUTSAL 2014


  Com jogos disputadíssimos, muitos gols e um grande público presente, Recreio vive o seu Campeonato da Cidade de Futsal 2014 no Poliesportivo Ônio Ribeiro Miranda. Na disputa estão oito times, totalizando 96 atletas, com os uniformes (camisa, calção e meias) patrocinados pela Prefeitura de Recreio.

Na terça-feira, dia 25, entraram em quadra as equipes do Grupo A, no primeiro jogo da noite vitória do Canto da Fábrica por 3X2 pra cima do Centro, já na segunda partida, o Alto Esporte cravou 4X2 no Caxias. Autor dos três gols que deu a vitória ao Canto da Fábrica, o ala Edmilson foi eleito o melhor jogador da rodada do Grupo A.

Já na quinta-feira, dia 28, foi a vez do Grupo B estrear na competição, na primeira partida vitória fácil da Cohab por 5X2 sobre o Planalto, e no segundo encontro da noite, o jogo mais emocionante da primeira rodada, com a virada do Mandioca sobre o Canto dos Ferreira, por 3X2, deste jogo saiu o melhor jogador da rodada do Grupo B, o pivô Johnison autor dos 3 gols do Mandioca.

Terminado a primeira rodada, o Campeonato contabilizou 28 gols em 4 jogos, uma média de 7 gols por partida. Os principais goleadores da competição são Edmilson (Canto da Fábrica) e Johnison (Mandioca), com 3 gols; e Isaías (Centro), Nathan (Canto dos Ferreira), Pereirão (Cohab), com 2.

O Campeonato da Cidade de Futsal é uma realização da Prefeitura Municipal de Recreio e do Conselho Municipal de Esportes, com jogos todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19:30h.


Seleção da rodada:
*Goleiro: Christian (Mandioca)
*Fixo: Waldir (Cohab)
*Ala: Isaías (Centro)
*Ala: Edmilson (Canto da Fábrica)
*Pivô: Johnison (Mandioca)
*Técnico: Dicésar (Cohab)

Classificação:

Grupo A

1º - Alto Esporte – 3 pontos

2º - Canto da Fábrica – 3 pontos

3º - Centro – 0 ponto

4º - Caxias – 0 ponto

Grupo B

1º - Cohab – 3 pontos

2º - Mandioca – 3 pontos

3º - Canto dos Ferreira – 0 ponto

4º - Planalto – 0 ponto

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Recreio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.