nº 619 ABRIL/MAIO/2014 pág 01

RUA DO HOSPITAL AINDA APRESENTA PERIGO



O desmoronamento de parte da rua (depois da ponte),  ao lado do Ribeirão dos Monos, que liga a subida para o Hospital,  ainda não recebeu os cuidados necessários e a passagem continua apresentando perigo e dificultando a passagem de carros e acesso de pedestres . O problema vem desde dezembro do ano passado ( há quatro meses) e foi causado pelo serviço de "dragagem" do ribeirão, e depois piorado pelas chuvas de final de ano.


Assim, metade da rua que dá acesso ao único Pronto Socorro Municipal  e Hospital São Sebastião, sofreu desmoronamento,  justamente na curva da Ponte da Rua Serafim de Almeida Coimbra. Com o desmoronamento, a rua do Hospital agora só tem passagem para um carro , e de pequeno porte, dificultando até mesmo a passagem da Ambulância do SAMU.  Há quatro meses, parte da rua está interditada com latões e galhos, avisando sobre o perigo. Até a data de hoje ( 5.maio.2014) , o local encontra-se no mesmo estado sem nenhuma previsão para o início das obras de reparo e contenção.
O que não se entende é porque até agora nenhum vereador e nem o Governo Municipal  pronunciou a respeito para a realização da obra que deveria ser levada em caráter prioritário  por ser a única passagem mais próxima para um órgão de saúde (emergências) que é o Pronto de Socorro Municipal e onde também se encontra o único Hospital do município.
É de lamentar a situação que dispensa qualquer outro comentário pois demonstra que a preocupação com a Saúde Pública , em nosso município, está a desejar.


POSTE DE TELEFONIA PODE CAIR A QUALQUER MOMENTO
Ao lado do pontilhão, na rua Serafim de Almeida Coimbra, há poucos metros da Secretaria Municipal de Saúde (antigo POSTO DE SAÚDE, Prédio Dr. Rafhael Costa Cruz Figueira) tem um poste de Telefonia tombado há anos e que ainda não caiu por que está seguro por ramagens e galho de árvore. No governo anterior ( 2009-2012 ) parece que houve apelos e até pedidos formais solicitando cuidados para solução desse problema, mas por falta de insistência e mais dedicação por parte do Governo Municipal, nada foi feito.
A mesma ineficácia de gestão pública municipal também se faz presente no atual Governo que até agora, com mais de um ano de governo, nenhum interesse teve pelo caso. 
O poste continua lá, e se cair poderá puxar outros postes, prejudicando assim as casas ao lado e o próprio "posto de saúde" que está bem próximo. 

Caso os problemas já estejam sendo atendidos, pelo menos fica a observação da demora nesses atendimento de grande importância. 

PONTO FACULTATIVO É SINÔNIMO DE FERIADO 
Não é a primeira vez que isso acontece, só que desta vez foi o "fim da picada". Em pleno período de CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, quando em até dia de feriado, como foi no dia 1º de Maio (Dia do Trabalho) em quase todas as cidades da região, houve AÇÃO SOCIAL em praça pública com destaque para a VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE (a Campanha foi de 26 de abril a 9 de maio) , em nosso município o Governo Municipal não realizou nenhuma festividade de comemoração do Dia, quando poderia inclementar a Campanha da vacina, e ainda de "quebra", no dia 2, na sexta-feira, que não foi feriado, decretou um PONTO FACULTATIVO e assim, dispensou os serviços dos atendimetnos das Unidades de Saúde e impediu a VACINAÇÃO, neste dia, quando muitos visitantes e os moradores  poderiam nesse dia cumprir com sua obrigação. Foi um desrespeito muito grande, e dispensa-se qualquer outro comentário, a não ser o de comprovar-se que apesar de seus esforços em se adaptar às novas exigências dos Governos Federal e Estadual, no que se refere a nova política de atendimento público da Saúde, o Governo de nosso município não está nem se fazendo entendedor e cumpridor da própria Lei que Assina, conforme deve constar do próprio artigo do Decreto em questão, onde em um dos artigos vem estabelecido: 

           Fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dia 2 de maio de 2014, com exceção dos serviços essenciais. 
E aqui deixo minha observação: Funcionamento das Unidades de Saúde é ou não é um atendimento essencial, bem como outros atendimentos das demais secretarias acredita-se ter também seus serviços essenciais? Enfim, a Prefeitura Municipal não funcionou em nenhum setor, salvo os atendimentos do Pronto Socorro Municipal .
Eu procurei no site da Prefeitura Municipal ( www.recreio.mg.gov.br ) e o Decreto ainda não estava publicado ( 9, 15 h de 02.05.2014), mas se houve o Decreto , provavelmente ele traz o Artigo comentado. O que comprovava que o Governo Municipal considerou o dia 2 como Ponto Facultativo, foi o memorando de nº 7/14 fixado na entrada do posto da Unidade Básica de Saúde Dr. Samuel Siqueira que informava :
_________________________________________________________________________
                                                                                         Recreio, 30 de abril de 2014
Memo SMS Nº 7/14
Venho através deste, que amanhã dia 01/05/2014, em virtude das comemorações do dia do trabalhador é feriado municipal e dia 02/05/2014 será considerado ponto facultativo.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos em virtude do dia do trabalhador e agradecer pela colaboração e empenho para com o trabalho realizado.
                                                                     { assinatura}
                                                 Coordenadora de Atenção Primária     
                         Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal de Saúde
 Aos servidores da ESF 01, ESF 02 e ESF O3
___________________________________________________________________________
Fica aí então esse meu comentário que acredito não ter sido observado apenas por mim. Um abraço pra todos....

Marco Antônio W. Freitas

6ª  Cia  PM  Ind  faz  reunião  de  Comandantes  e  Chefes  para

nivelamento gerencial

No dia 25  de  abril,  30  policiais  militares  da  unidade participaram de uma reunião em Leopoldina para discussão do Acordo de Resultados  de  2014,  estipulado  pelo  governo  do  estado  para  a  PMMG.
Comandantes e assessores das 15 frações pertencentes à área, chefes de seção da 6ª Cia PM Ind, o Comandante Ten Cel Ranieri Márcio da Cruz e o subcomandante Maj Antônio Carlos de Freitas discutiram sobre as metas de combate à criminalidade a serem cumpridas neste ano.
Os militares participantes do evento também foram instruídos sobre a Lei de Acesso à  Informação, que regulamenta o direito de todos os cidadãos debuscar dados de interesse particular e coletivo em órgãos pertencentes aos três poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios.

Já está prevista uma nova reunião para avaliação dos resultados dos índices criminais do 1º semestre deste ano nos 15 municípios da aŕea da 6ª Cia PM Ind de Leopoldina. A informação é da Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª Cia PM Ind.

SITES E BLOGS DA RADIANTE RECREIO DIVULGAM OCORRÊNCIAS DA  6ª CIA PM IND 
A Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª Cia PM Ind incluiu o e-mail de O JORNAL DE RECREIO,Minas no seu mailing para envio de ocorrências de destaque da região. Sendo assim, a partir do dia 14 de abril, p.p. os sites e blogs da rede RADIANTE RECREIO administrada pelo OJR,M passaram a divulgar as ocorrências. Assim, a 6ª Cia PM Ind tem enviado peridoicamente as ocorrências de destaque e para diversos sites e veículos de comunicação da região. O interessado deve acessar um de nossos blogs ou sites ou ir diretamente par www.jrminas.com.br ou http://radiantenews.blogspot.com e assim facilmente encontrar as ocorrências da semana

Este trabalho da Assessoria de Comunicação Organizzacional da 6ª Cia PM IND é "para atender a missão da 6ª Cia Pm Ind de promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais, e  assim poder ser reconhecida como referência na produção de segurança pública, contribuindo para a construção de um ambiente seguro em nosso estado; Ética, Lealdade, Respeito, Representatividade, Justiça, Disciplina e Hierarquia são os valores que devem ser vivenciados em todo o seu trabalho" como informa a Assessoria.
                                                                     -  x  -

Primeiras notícias divulgadas em RADIANTE RECREIO na internet da 6ª Cia PM IND:
Operação Região Segura registra apreensão de drogas em Recreio e Cataguases

Dois suspeitos de tráfico foram presos na tarde da última terça-feira, dia 15 de abril, na zona rural de Recreio, durante Operação Região Segura, promovida pela 6ª Cia PM Ind de Leopoldina. Policiais militares que patrulhavam a estrada de terra que liga o distrito de Barreiros a Coqueiros visualizaram o carona de uma motocicleta Honda/CBX arremessando um objeto às margens da estrada. Foi realizada a abordagem e busca pessoal nos dois ocupantes do veículo e na mochila que estava com eles, mas nada foi encontrado. No entanto, ao fazer a varredura no local onde foi jogado o material, os policiais encontraram um tablete de 75 gramas de substância análoga à maconha.
J. F. S. C., condutor da motocicleta, possui entre seus antecedentes homicídio e tráfico de drogas. Os dois suspeitos foram presos em flagrante.
Já em Cataguases, no bairro Vila Minalda, também na tarde de ontem, em abordagem à automóvel de Leopoldina, foram encontrados com o condutor J. B. S, de 51 anos, e um adolescente de 17, três pinos de substância análoga à cocaína, sendo dois vazios, além de R$523,25. O condutor recebeu voz de prisão e o adolescente, de apreensão, tendo
sido acompanhado à Delegacia pela Conselheira Tutelar do município.
OPERAÇÃO REGIÃO SEGURA
A Operação Região Segura, realizada com o intituito de prevenção de crimes e repressão aos crimes em andamento, empregou 80 policiais e 28 viaturas nos 15 municípios que fazem parte da 6ª Cia PM Ind: Leopoldina, Cataguases, Além Paraíba, Recreio, Argirita, Miraí, Dona Eusébia, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas, Astolfo Dutra, São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande, Estrela Dalva, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro.
Dentre as operações de blitze de trânsito, cumprimentos de mandados de busca diversos e patrulhamento e presença preventiva em bairros, a PM registrou a apreensão de dois menores, uma arma branca e 12 veículos e a prisão de dez pessoas, além do cumprimento de um mandado de prisão de Evandro Carlos da Silva, no centro do Cataguases,e um de busca.
OPERAÇÃO DIVISA SEGURA
Também mostrou resultados positivos a Operação Divisa Segura, ocorrida entre 19h, do dia 15, e 1h, do dia 16 de abril, realizada em conjunto entre a PMMG, Polícia Militar do Meio Ambiente, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, nos municípios de Leopoldina, Dona Euzébia e Pirapetinga. Foram registrados 31 autos de infração de trânsito e realizados 46 testes com o etilômetro (bafômetro).
------------------------------------------------------------------------------------------------------
SAÚDE
por Cristiane Ribas

CHIKUNGUNYA

A doença é causada por um vírus que assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Nos meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2010, os três primeiros casos da doença foram registrados no Brasil. Dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, todos os pacientes foram infectados em países da Ásia ( Índia e Indonésia ).
Originária da África, a doença só é transmitida pelo mosquito e registra baixos índices de letalidade ( menos de 1% ).
O diagnóstico da doença é feito de forma quase " artesanal ", porque não há kits comerciais e o vírus não circula no país.
A Chikungunya é caracterizada principalmente, pelas dores nas articulações, que podem chegar a um grau crônico, em que esse sintoma permanece por mais de seis meses. Em uma das línguas oficiais da Tanzânia, o nome da doença quer dizer: " aqueles que se dobram ".
Foram registrados surtos da doença em 2004, no sudoeste asiático e em 2006, na Índia, onde foram infectadas 1,3 milhões de pessoas, sem nenhuma morte registrada.
O vírus que causa a Chikungunya tem período de incubação de 3 a 7 dias.
Cinco dias após o início dos sintomas não há mais possibilidade de transmissão da doença para o mosquito.
O tratamento é similar ao da dengue, com o uso de paracetamol, antiinflamatórios e até corticóides.  O vírus está circulando em maior quantidade no Brasil, principalmente na região Centro-oeste.

Cristiane Ribas  é Técnica em análises clínicas com especialização em doenças infecciosas e parasitárias. Escreve a coluna SAÚDE para O JORNAL DE RECREIO,Minas e tem página especial na internet, em RADIANTE RECREIO
http://radianterecreio.blogspot.com.br/p/saude-por-cristiane-ribas.html 

CONTINUE LENDO . PÁGINA 02 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.