OJR,M Nº 620 JUN 14 P 03

Caminhando, mineiro Ze do Pedal chega a São Luiz - MA e discursa na XV Convencao do Lions

Recreio de Boa Memória

Desta vez vamos registrar em nossa coluna a participação de recreienses , que integraram  a  FEB  (FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA) na Segunda Grande Guerra Mundial.
Em maio de 1968, em seu nº 4 O JORNAL DE RECREIO,Minas (na época com o título de O JORNAL DE RECREIO) fez uma homenagem aos ex-combatentes recreienses que nasceram ou que moraram em Recreio,MG e publicou os nomes dos que na época foram encontrados na pesquisa feita por Antônio Torres, um dos fundadores do jornal. No jornal da homenagem, assim iniciava o artigo:
"HOMENAGEM AOS EX COMBATENTES
O  louco e ambicioso sonho de Hitler levou-o a querer conquistar o mundo. As nações sequiosas de liberdade uniram-se contra o inimigo comum. Entre elas estava o Brasil. De todas as partes milhares de soldados convergiram para o local da luta. E com eles os pracinhas nacionais. Provenientes dos quatro cantos do nosso país, os soldados brasileiros lançaram-se  ao combate. Engrossando essas fileiras, viam-se os patriotas mineiros. Das vastas terras de Minas partiram numeroso combatentes em direção ao campo de guerra. E com eles os pracinhas recreenses*.  Empenhados, todos em salvar o mundo. E o conseguiram heroicamente."
Vamos transcrever os nomes desses heróis nacionais, citados no artigo, e que participaram desta histórica 2ª Guerra Mundial e que com sua participação conseguiram dar fim a esse conflito mundial:
Naturais de Recreio,MG,
Euber Geraldo de Queiroz, que faleceu em combate no dia 14 DE ABRIL DE 1945, em Montese;
Morvan Freire Brasil,
Izidoro Neves,
Oswaldo Soares Ferreira,
Joaquim Santiago (naturais do município sede);
Mário Valverde  (natural do povoado de Barreiros)
Jadir Carvalho Neto,
Eugenor Rodrigues de Carvalho (naturais de distrito de Angaturama);
Antero Batista,
Murilo Guimarães,
Celso Capdevile,
Manuel Torres Pinto,
Oston Ribeiro,
Enóqueo Furtado Branquinho ( não são naturais de Recreio mas foram também homenageados por estarem de alguma forma ligados a nossa cidade, estando alguns deles residindo com suas famílias  em nossa cidade, conforme informou o artigo citado).

Estes nomes são os que aparecem na edição de OJR,M, de maio/1968. No Monumento aos Ex-pracinhas , no Largo Santo Antônio, aparecem ainda os nomes de outros ex-combatentes :
Geraldo Gouveia Leite,
Geraldo Pereira Araújo,
Mário Ferreira Neto,
Sebastião Rodrigues Morais
Welington de Carvalho e
Ocacir Teixeira Nogueira.

Estamos no mês que homenageia esses pracinhas, ex-combatentes da FEB, e por isso aqui deixamos os nossos parabéns a todos eles.
O valor da participação brasileira
A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial foi reconhecida por estadistas, como Roosevelt e Churchill, e por chefes militares, como Marshall, Mark Clark e Crittenberg, conforme consta do "Jornal da Guerra" do General Octavio Costa, publicado na Revista O Globo Expedicionário - Agência Globo, no capítulo O Valor da Participação Brasileira, O jornal traz ainda as seguintes informações:
"Em 2 anos, 8 meses e meio de guerra declarada, a presença do Brasil no conflito foi de extraordinária importância, pela cessão de seu território ao livre trânsito das forças aliadas, que tiveram no Nordeste o trampolim para o salto sobre o Norte da África (...) Extraordinária foi a participação de nossa Marinha de Guerra na proteção do tráfego marítimo no Atlântico Sul, assim como a ajuda de nossa iniciante Força Aérea Brasileira na vigilância de nosso litoral.(...) Ininterruptamente empenhada em combate durante 227 dias, a Força Expedicionária Brasileira muito contribuiu para derrotar as forças nazistas na península, avançando mais de quatrocentos quilômetros, libertando meia centena de vilas e cidades e aprisionando mais de vinte mil combatentes inimigos. Foi também expressiva a participação da Força Aérea Brasileira, através do 1º Grupo de Aviação de Caça. Em seis meses de sua direta participação em operações de guerra, cumpriu 445 missões.(...) Sintetizando essa admirável campanha, ficaram os nomes inapagáveis dos combates vitoriosos - Monte Castelo, Castelnuovo e Montese - e do cerco e rendição final - Colecchio e Fornovo di Taro. (O "Jornal da Guerra" do General Octavio Costa, publicado na Revista O Globo Expedicionário - Agência Globo, no capítulo O Valor da Participação Brasileira).
FOTO site http://barrigudanews.blogspot.com.br/

Partindo para a Guerra e retornando depois como heróis e recebendo as homenagens sempre vivas no coração de seus fãs ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.