sexta-feira, 25 de maio de 2012

SAÚDE

EFEITO ESTUFA   

Cristiane Ribas


O efeito estufa é bem parecido com as estufas que abrigam as plantas. Alguns gases que se fazem presentes no ar atmosférico conseguem reter e enviar o calor refletido pela crosta terrestre de uma maneira muito parecida com as paredes das estufas das plantas.

Esse fenômeno ocorre de forma natural em nosso planeta e sem ele a temperatura da Terra ficaria em torno de -20 graus centígrados. Assim, a existência de vida em nosso planeta ficaria comprometida. Mas, por que então, tanta preocupação com esse efeito?

O que nos preocupa, na verdade, é o aumento do efeito estufa em decorrência do aumento da quantidade de certos gases, provocado pelas indústrias e, em geral, por toda a forma de interferência do homem na natureza.

A utilização de todos os tipos de energia vai retirando, desenfreadamente, materiais importantes, como gases naturais, petróleo, carvão, combustíveis fósseis entre outros elementos da natureza. Essa retirada altera a estrutura natural da Terra e, como consequência, há um aumento de concentração de gás carbônico na atmosfera.

Assim, o efeito estufa aquece a Terra, por causa dos gases que deixam que a luz do sol chegue à superfície. Dessa forma, bloqueiam e mandam de volta parte do calor retido na superfície.

Durante o dia, a Terra é aquecida pelo sol e durante a noite, perde o calor armazenado, tendo assim, uma redução de temperatura. Entretanto como a camada de gases que poluem, o calor fica retido na superfície, provocando um aumento na temperatura média.

Em 1997, governos de muitos países assinaram o chamado " Protocolo de Kyoto". Esse protocolo obriga os países industrializados a diminuírem a emissão de gases que poluem a atmosfera em um nível 5,2% menor que a média de 1990. Isso tem que ocorrer até 2012, ano atual. (OJR,M-31.05.2012,P 4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.