segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Funerais pela hora da morte


               Direto no assunto e no problema. Mas que não é tão difícil assim de ser resolvido. Não tem acontecido somente em Recreio, em outras cidades da região o fato de vez em quando também faz parte do comentário geral. Recordo do último enterro que fui na vizinha cidade de Leopoldina quando o féretro teve que ser feito antes das 3 horas da tarde porque funcionários da Prefeitura que cuidavam diretamente do sepultamento não poderiam mais fazer o serviço depois desse horário, pois o cemitério fecharia às 15 h .

                Aí vem a pergunta : “Por que tem que trabalhar até esta hora? Alguma superstição? Legislação proíbe enterro depois deste horário ou é direito adquirido funcionário público não poder trabalhar em cemitério depois das 3 da tarde?”

                Em Recreio, Minas os envolvidos no problema já postaram até vídeo na internet no You Tube. Em um desses vídeos , focalizando fato acontecido em  nossa cidade o ano passado, houve até pedido de pelo menos 150 reais para que se pudesse continuar com o sepultamento, se passasse das três da tarde...Eu fico pensando, o quê será que  faz prefeito e vereadores não verem  esse problema e determinar um horário mais adequado ou fazer revisão de turno dando mais emprego para que houvesse mais dignidade e menos dissabores nesta hora tão sofrida pelos familiares . Não há necessidade de se alongar no assunto, falando nas diversas situações problemáticas que isso provoca mas fica aí o pedido ao executivo e legislativo para que não criem situações que irão favorecer as empresas ou profissionais que vivem dos serviços pós morte ficarem donos da situação, usando desse problema para faturar mais um pouquinho, sabendo-se que há exceções quanto à demanda. Recordo de um amigo meu que trabalha em funerária que até mesmo essa imposição de horário atrapalha nos seus serviços pois ele tem que se virar quando tem que atender a mais de um pedido , não tendo um tempo mais apropriado para prestar os serviços contratados.

                Com  a palavra o Legislativo e o Executivo dessas cidades onde ocorre esse tipo de problema para que os cemitérios não fiquem assim sem funcionários no horário depois das 3 horas da tarde. Já é hora de criar turno de revezamento,  plantonistas... Ou então ficaremos na mão de empresas particulares que ficarão senhores  da situação, e assim onerar ainda mais os valores de despesas dos enterros que por que não dizer, por hora, que já estão com os preços pela hora da morte. ( MARCO DE FREITAS )

                A RESPEITO DESSE ASSUNTO, RECEBI UMA MENSAGEM POR E-MAIL de  Sebastião Alexandre que denuncia um fato que mostra como isto vem acontecendo :

GOSTARIA DE APROVEITAR A SUA PÁGINA PARA COMUNICAR UM FATO CONSTRANGEDOR QUE ACONTECEU NO DIA 24/04/2012,QUANDO FUI A RECREIO PARA ENTERRAR MEU PAI.

CHEGANDO LÁ NA CAPELA, FUI ABORDADO PELOS  COVEIROS QUE ME DISSERAM QUE EU TERIA QUE PAGAR  A QUANTIA DE R$ 150,00. SEGUNDO ELES A ORDEM VEIO DO ENCARREGADO DELES (...),E EU NÃO CONCORDEI EM PAGAR POIS ISTO É ILEGAL,O MEU PAI TINHA PLANO FUNERÁRIO E JÁ ESTAVA TUDO PAGO,ENTÃO ELES SIMPLESMENTE FORAM EMBORA E ABANDONARAM O CORPO DO MEU PAI LÁ NA CAPELA E EU E MEUS IRMÃOS TIVEMOS QUE CARREGAR O CARRINHO COM O CORPO DO MEU PAI E AINDA TIVEMOS QUE SEPULTÁ-LO NÓS MESMOS POIS OS COVEIROS SE EVADIRAM E NÁO NOS DERAM NENHUMA SATISFAÇÃO.ISTO É UM ABSURDO,UMA EXTORSÃO,NÓS LIGAMOS PARA A POLÍCIA E FOMOS ATENDIDOS POR UM POLICIAL  (...) QUE FICOU DE RESOLVER (...). ONDE ESTÁ O RESPEITO E A JUSTIÇA NESTA CIDADE,PELO AMOR DE DEUS ISTO É UM ABSURDO,ELES NÃO PODEM CONTINUAR COM ESTA COBRANÇA INDEVIDA E ILEGAL POR FAVOR ME AJUDEM A DIVULGAR ESTA INFORMAÇÃO PARA QUE ISTO NÃO OCORRA COM OUTRAS PESSOAS.O NOME DO MEU PAI É BELTRANDE CASSANGNE E FOI MORADOR DE RECREIO POR MAIS DE 90 ANOS... DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS.(Sebastião Alexandre)

                No final, o e-mail  mostrava toda a sua indignação dizendo que tinha TUDO GRAVADO NO CELULAR E que enviaria direto para os meios de comunicação e redes sociais ( o que fez em novembro do ano passado). E que iria até acionar a justiça e pedir as devidas indenizações por danos morais, constrangimento público e etc.

E fazia um apelo ao então prefeito (gestão 2009/2012) com estas palavras

ESPERO SINCERAMENTE QUE ALGUMA PROVIDÊNCIA SEJA TOMADA PARA QUE ISTO NÃO OCORRA NOVAMENTE... ( mensagem e vídeo PUBLICADO EM : http://www.portalrecreiominas.com.br/?p=542 )

 
Mais sobre CEMITÉRIOS AQUI  Cerca de 75% dos cemitérios públicos do país têm problemas ambientais e sanitários
 

ATENÇÃO : DIVULGUE SEUS EVENTOS, DÊ OPINIÕES, IDÉIAS...COMPARTILHE....EM ANO RADIANTE 2013 www.anoradiante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aguardam nossa aprovação. Obrigado por opinar.